
Equipe Focus
focus@focuspoder.com.br
O presidente da Unimed Fortaleza, Elias Leite, voltou a falar, neste domingo, 14, em tom de alerta, sobre o aumento de casos de Covid-19 na capital cearense e, consequentemente, da demanda por leitos, o que ocasionou em uma mudança na estrutura do Hospital Regional Unimed (HRU).
De acordo com dados apresentados por Elias Leite, o número de pacientes internados por Covid-19, no sistema Unimed, subiu de 322, na última sexta-feira, 12, para 346, neste domingo; em UTI, foi de 130 para 132; utilizando respiradores, subiu de 76 para 80.
Segundo a diretora geral do Hospital Unimed, Dra. Fernanda Colares, a média de atendimentos diário na emergência, só por suspeita de Covid-19, é de 250 pacientes. No sábado, 13, foram 248, que é considerado “um número muito alto para um sábado”.
Com o aumento da demanda por leitos, o HRU passará por uma séria de mudanças em suas estrutura, com o objetivo de abrir novas vagas destinados à Covid-19, como a fusão da maternidade com a pediatria e a transferência de pacientes em recuperação de cirurgia para a oncologia.
Elias Leite reforça que há a necessidade diária de remanejamentos “para dar conta dos números que só aumentam”. “Para vocês terem uma ideia, de meio-dia de sexta até meio-dia de hoje, domingo, nós tivemos, aqui no HRU, 25 altas, 48 internações e, infelizmente, 6 óbitos por Covid”, disse Leite, que fez um apelo para que a população tome os cuidados necessários para evitar o contágio.
“Temos que manter os cuidados; as nossas projeções, infelizmente, mostram que os números vão continuar subindo, em mais uma ou duas semanas”, afirmou o presidente da Unimed Fortaleza, que ainda alertou para os riscos da automedicação.
Veja o vídeo completo com as falas de Elias Leite e Dra. Fernanda Colares
:







