
Equipe Focus
focus@focuspoder.com.br
Uma “festa da despedida” foi realizada na República Tcheca para dar ao coronavírus um adeus simbólico, apesar da Organização Mundial da Saúde (OMS) ter alertado de que a situação está longe de terminar. Milhares de convidados estavam sentados em uma mesa de 500 metros na Ponte Carlos, em Praga, na terça-feira, 30.
Os presentes chegaram a compartilhar alimentos e bebidas que haviam trazido de casa e foram incentivados a dividir comida com vizinhos. O evento não atentou para o distanciamento social. Segundo a BBC, houve menos de 12 mil infecções na República Tcheca, um país de 10 milhões. Cerca de 350 pessoas morreram.
O organizador do evento, Ondrej Kobza, disse que a celebração era possível devido à falta de turistas na cidade. Dono de um café na cidade, ele disse à AFP: “Queremos comemorar o fim da crise do coronavírus, permitindo que as pessoas se encontrem e mostrem que não têm medo de se encontrar ou medo de pegar um pedaço de sanduíche do vizinho”.
Os espaços para o evento, que precisavam ser reservados, estavam lotados. Uma participante, Galina Khomchenko-Krejcikova, disse que encontrou o evento no Facebook e “achou interessante”. Ela pontuou: “Acabei de terminar o turno da noite para não ter tempo de preparar nada. Mas nós trouxemos um pouco de vinho e lanches que encontramos em casa”.







