O fato: À medida que a campanha se aproxima do seu desfecho, os candidatos intensificam a apresentação de suas propostas, focando em temas como segurança pública, taxa de lixo e saúde.
Nesse cenário, a área cultural, frequentemente relegada a segundo plano, acaba ofuscada não apenas por outras ideias do plano de governo, mas também por ataques e provocações. Diante disso, fica o questionamento: quais são as opiniões e declarações dos candidatos sobre o setor?
A seguir, apresentamos uma análise do Focus Poder sobre os planos relacionados ao tema. Tudo está disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral. Confira abaixo.
André Fernandes (PL): André Fernandes, candidato apoiado pelo ex-presidente Bolsonaro, posiciona a cultura como um componente do eixo “Desenvolvimento Social”. Ou seja: a ideia é criar centros de lazer para incluírem, cada vez mais, os jovens da periferia. Além disso, para o deputado federal, a diversidade cultural e religiosa de Fortaleza, caso seja eleito, serão mais valorizadas.
Capitão Wagner (UB): As propostas de Capitão Wagner, ex-apoiado do ex-presidente Bolsonaro, exploram a cultura em diferentes eixos de seu plano. No eixo “Proteção Social e Promoção Humana”, por exemplo, ele propõe a criação do programa “Formando Campeões”, utilizando a cultura como uma ferramenta para o desenvolvimento pessoal e profissional. Já na aba de “Desenvolvimento Urbano, Econômico e Sustentável”, o candidato destaca a carência de centros culturais em Fortaleza, sugerindo a criação do projeto “Fortaleza dos 4 Cantos”. Segundo CW, a ideia é estabelecer polos comerciais e culturais em quatro regiões distintas da Capital.
Eduardo Girão (Novo): Eduardo Girão menciona a cultura em duas propostas: A primeira, intitulada “Menos impostos, menos multas e mais arte, cultura, esporte, mobilidade, além de dignidade e inclusão na sociedade”, sugere transformar espaços sob viadutos em locais culturais. Já a segunda proposta sugere que os equipamentos da Rede Cuca retomem seus projetos culturais, pensamento que inicialmente foi ofertado por CW.
Evandro Leitão (PT): Evandro Leitão propõe a implementação do Passe Livre Cultural, para o jovem fortalezense conseguir “turistar” gratuitamente nos finais de semana da Capital, e a ocupação cultural da Avenida Monsenhor Tabosa, ambiente que teria constantes atividades artísticas.
José Sarto (PDT): O candidato à reeleição José Sarto ofertou, em seu plano, a criação de novos equipamentos. Adicionalmente, o documento propõe diversificar as atrações turísticas, promovendo a integração das políticas culturais com áreas estratégicas. Segundo o pedetista, isso garantirá uma economia mais criativa do setor. Acesso da população aos bens culturais e a priorização da conservação de história, memórias e patrimônio da Capital também são pontos destacados.