Despretensioso, mas verdadeiro; Por Gera Teixeira

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Assistindo ao noticiário televisivo no amanhecer do dia, surpreende-me a pesquisa que aponta 70% de reprovação ao Congresso Nacional. A surpresa, na verdade, está nos 30% que ainda aprovam. Ledo engano pensar que o Brasil está à beira do caos, o Brasil já é o caos.

Provavelmente, esse terço satisfeito compõe-se dos que mamam nas tetas do sistema, aqueles que se beneficiam da engrenagem podre e, por conveniência ou covardia, fingem não ver o que escorre aos olhos de todos. A rendição do Legislativo ao STF é marca registrada: processos escabrosos repousam em pautas silenciosas, esquecidos sob a toga da seletividade.

A esta vergonha soma-se o escárnio institucionalizado das emendas parlamentares, que escorrem como moedas de troca entre gabinetes. O que deveria ser política pública virou balcão de negócios e sem pudor algum. O Legislativo se veste de paladino do povo, mas atua com ferrenha precisão na defesa dos próprios interesses, enquanto o Executivo se ombreia a ele num abraço promíscuo. É uma simbiose doentia. Poderes? “Podreres”.

Já o Judiciário… melhor dizer: dois. Comento o mais contraditório, o que trai a própria razão de existir. O que deveria ser guardião da Constituição, transforma-se em ator de vaudeville político. Toga vestida, sentença na gaveta, discurso inflamado, mas ao gosto da militância. No Brasil, o azul e o encarnado não são cores ideológicas, mas bandeirinhas de quermesse, onde o ponto alto ainda é o leilão da galinha com farofa.

E pensar que, em tempos não tão distantes, ainda se ouvia uma ou outra voz se levantar com altivez contra toda essa marmota. Hoje, o que reina é a indignação silenciosa e a covardia eloquente. Não se trata do silêncio dos inocentes. É o voo livre das aves de rapina. É o banquete dos ratos que roem e culpam o queijo. É a festa dos abutres que trucidam, sem dó nem piedade, os miseráveis que rastejam pelo país. Vale tudo na luta pelo poder. Vale até perder a alma.

Pode-se tentar escrever belas narrativas, mas a verdade dos fatos está aqui, crua, impiedosa, mais próxima, se não idêntica, a este despretensioso relato.

Gera Teixeira é empresário ítalo-brasileiro com atuação nos setores de construção civil e engenharia de telecomunicações. Graduado em Marketing, com formação executiva pela Fundação Dom Cabral e curso em Inovação pela Wharton School (EUA). Atualmente cursa Pós-graduação em Psicanálise e Contemporaneidade pela PUC. Atuou como jornalista colaborador em veículos de grande circulação no Ceará. Integrou o Comites Italiano Nordeste, órgão representativo vinculado ao Ministério das Relações Exteriores da Itália. Tem participação ativa no associativismo empresarial e sindical.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Ciro Gomes caminha para filiação ao PSDB após almoço com cúpula tucana, em Brasília

AtlasIntel: 62% dizem que tarifa de Trump contra o Brasil é injustificada; 41% veem punição por Brics

Barroso responde a Trump com beabá sobre democracia e ditadura

Lula, o “Napoleão brasileiro”, saberá usar o presente político que recebeu de Trump

A crise escalou: Trump envia carta a Lula e impõe tarifa de 50% sobre exportações do Brasil

AtlasIntel: Com Bolsonaro fora, Lula segura a dianteira, Haddad testa força e direita se divide

Pesquisa AtlasIntel: Lula ganha fôlego, Haddad reduz desgaste e confiança política desaba

Morre, aos 97 anos, José Walter Cavalcante, um modernizador de Fortaleza

PSB e Cidadania fecham federação para driblar cláusula de barreira e 2026

União Brasil estressa Lula em Brasília e prepara jogo duro no Ceará

Trump x Musk: ameaça de deportação expõe racha na base conservadora

💸 Fidelidade em queda: só 3 deputados do CE apoiaram Lula no aumento do IOF

MAIS LIDAS DO DIA

Gênios. Por Angela Barros Leal

Consumo nos lares brasileiros cresce 2,63% no 1º semestre de 2025, aponta Abras

Justiça condena Bolsonaro a pagar R$ 150 mil por fala sobre adolescentes venezuelanas

Despretensioso, mas verdadeiro; Por Gera Teixeira

Inflação prévia sobe 0,33% em julho com alta da luz e passagens aéreas

Gripe aviária no Ceará: consumo de frango e ovos segue seguro, afirma Adagri

Preço do morango chega a R$ 100 no Ceará após receita viralizar nas redes