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Dia dos Pais: Tecnologia pode evitar mais de R$ 1 bilhão em fraudes contra consumidores,

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Fraude. Foto: Freepik

No próximo domingo, dia 11 de agosto, é celebrado o Dia dos Pais, uma das datas mais importantes para o comércio, mas também uma das que mais atrai a atenção de golpistas. Prova disso é que o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian aponta que, durante esta semana (5 a 9 de agosto), mais de 217 mil fraudes podem ser evitadas com tecnologias de ponta que envolvem Verificação Cadastral, Biométrica, de Dispositivos e Documentoscopia. Se efetivadas, elas poderiam causar mais de R$ 1 bilhão em perdas financeiras para empresas e consumidores.

Se considerarmos apenas o final de semana da data (10 e 11 de agosto), a estimativa é que sejam detectadas mais de 93 mil ocorrências fraudulentas, podendo gerar prejuízos de mais de R$ 520 milhões. De acordo com Caio Rocha, diretor de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, períodos de compras sazonais como esse, atraem criminosos especializados em golpes que utilizam links de promoção de produtos.

“O consumidor precisa ficar atento a ofertas muito atrativas, muitas vezes falsas, e que podem acabar em golpes. O mais comum é o roubo de informações pessoais, que podem ser utilizados indevidamente para pedidos de empréstimos, de cartão de crédito ou, ainda, aberturas ou roubo de contas em instituições financeiras. Em posse de informações pessoais, como CPF, RG, e-mail, fotos, entre outras, os golpistas podem ter acesso a contas bancárias e fazer transações em benefício próprio e a vítima, muitas vezes, só descobre quando o prejuízo já foi causado e seu nome está negativado”.

Evite fraudes

O executivo reforça, ainda, que “a tecnologia e a educação digital são essenciais para que os consumidores saibam reconhecer ações que visam o roubo de dados, para se proteger. Essa abordagem dupla não só protege informações pessoais, mas também contribui para uma cultura geral de segurança digital que beneficia toda a sociedade”. Confira, a seguir, dicas para consumidores e empresas se protegerem:

Consumidores  

• Garanta que seu documento, celular e cartões estejam seguros e com senhas fortes para acesso aos aplicativos;

• Desconfie de ofertas de produtos e serviços, como viagens, com preços muito abaixo do mercado. Nesses momentos, é comum que os cibercriminosos usem nomes de lojas conhecidas para tentar invadir o seu computador. Eles se valem de e-mails, SMS e réplicas de sites para tentar coletar informações e dados de cartão de crédito, senhas e informações pessoais do comprador;

• Atenção com links e arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais. Eles podem ser maliciosos e direcionar para páginas não seguras, que contaminam os dispositivos com comandos para funcionarem sem que o usuário perceba;

• Cadastre suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências;

• Não forneça senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo;

• Não faça transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois o contato da pessoa pode ter sido clonado ou falsificado;

• Inclua suas informações pessoais e dados de cartão somente se tiver certeza de que se trata de um ambiente seguro;

• Monitore o seu CPF com frequência para garantir que não foi vítima de fraude.

Empresas:

• Com a aceleração da adoção de canais digitais na vida dos consumidores, as empresas estão cada vez mais investindo em métodos de soluções antifraude e tecnologias sofisticadas ao longo da jornada do cliente, para que a segurança da operação seja garantida, com o mínimo de atrito possível em sua experiência. Nesse sentido, a Serasa Experian tem soluções modulares inteligentes que possibilitam oferecer uma experiência segura ao cliente final. Com combinação de big data, analytics e soluções automatizadas, as empresas podem blindar seus negócios contra fraudes mantendo a melhor experiência para seu usuário;

• Faça a análise de compras: invista em camadas preditivas antifraude, principalmente as que realizam a análise comportamental dos seus clientes e usuários. Assim, sua empresa pode avaliar o histórico do consumidor no mercado, status do seu CPF ou CNPJ, os seus hábitos e a existência de pendências em seu nome, por exemplo;

• Verifique cadastros. Contar com uma base de dados do cliente é essencial para reforçar a segurança de operações online. Nesse quesito, ter acesso a um cadastro atualizado dos consumidores, no qual é possível checar a veracidade das informações fornecidas no momento de uma compra, por exemplo, é uma estratégia para reduzir os riscos na hora de vender. A confirmação cadastral pode identificar tentativas de fraudes, sinalizando situações suspeitas, como divergências de dados do cliente com as que constam de outras bases de dados confiáveis;

• Invista em em camadas: não existe uma bala de prata que funcione para todos os casos. Por isso, é importante munir o seu negócio com tecnologias de ponta que, combinadas, ajudem a blindar todas as etapas da jornada do seu cliente.

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