Dia histórico: taxa zero de positividade para COVID-19 em Fortaleza

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Equipe Focus
focus@focuspoder.com.br

Com 590 exames analisados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen) na semana de 13 a 19 de setembro, a positividade foi zero. É um dia histórico e digno de comemoração após difíceis dois anos e seis meses de um incansável trabalho das instituições públicas do Ceará que começou pelo menos três meses antes do dia 15 de março de 2020, quando o Estado registou o primeiro caso de Covid.

A taxa já estava se aproximando do zero nas semanas anteriores com positividade em torno de 1%, um percentual que já sinalizava uma situação de controle da pandemia no Estado. Não foi à toa que a governadora Izolda Cela recentemente retirou a obrigação do uso de máscaras no transporte coletivo.

Diante do resultado, Focus foi buscar a opinião do profissional que estruturou e coordenou as políticas de combate à pandemia no Ceará, o médico Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto, que dirigia a Secretaria de Saúde do Ceará quando a doença se estabeleceu em todo o mundo e chegou aqui quatro meses depois.

Dr. Cabeto elabora pergunta durante o Focus.Summit.

“Após dois anos e meio é sim um dia para ficar na história. Pela primeira vez na Capital, são seis dias sem nenhum caso positivo para Covid no Lacen. Cabe mais uma vez, lembrar e agradecer ao trabalho de todos que colaboraram para reduzir o nosso sofrimento, cada um à sua maneira, do esforço intenso e incansável de todos os profissionais da saúde a uma população que resistiu a essa tragédia, com coragem e esperança”, disse Cabeto ao Focus.

Avesso à tecer loas para seu trabalho, o médico ressalta que os resultados alcançados “ajudam a crer no futuro com a certeza de que seremos melhores no que é mais importante, com humildade diante dos fatos, sobriedade nas maiores dificuldades de vida e solidariedade com aqueles que mais precisam”.

Vejam a atualização da situação epidemiológica da COVID-19 em Fortaleza, baseada no Informe Epidemiológico da Semana Epidemiológica 37 de 2022 (SE37/2022).
– Entre os dias 13 e 19 de setembro de 2022, a positividade das amostras (RT-PCR) de residentes de Fortaleza, analisadas pelos laboratórios da rede pública foi de 0,0% (nenhuma amostra positiva de um total de 590 exames liberados).
– A média móvel atual (0,3 casos) é 85% menor do que a registrada duas semanas atrás (2,0 casos). O cenário atual é de circulação viral baixíssima, a menor desde o início da pandemia.
– Entre 13 e 19 de setembro nenhuma morte foi confirmada. A média móvel de óbitos dos últimos sete dias foi estimada, portanto, em zero (0). Continuamos em um estágio de muito baixa mortalidade.
– Atualmente, menos de 1 caso novo é confirmado a cada 24 horas e óbitos são eventos raros, associados a condições especiais e comorbidades graves (as mortes de julho foram de idosos com média de 87 anos, que se enquadravam em pelo menos uma dessas categorias).
– O Aumento da testagem e da cobertura vacinal com esquema completo em todas as faixas etárias (incluindo D3 e D4 para as populações-alvo) continuam sendo, junto com medidas não farmacológicas, as estratégias cruciais para consolidar o controle da doença.
– Depois de dois anos e meio, pela primeira vez, a positividade tende a zero. Mesmo considerando eventual limitação da testagem, o cenário epidemiológico indica tendência de controle da doença. Em se mantendo o atual quadro, inclusive em nível global, o fim da pandemia pode ser avaliado em breve.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Lula lidera, mas tem flanco aberto com alta rejeição; Saiba tudo da 1ª pesquisa presidencial de 2025

Guimarães no centro da reforma ministerial de Lula; Quais os impactos políticos no Ceará?

Comitês Olímpico e Paralímpico querem assumir CFO: de problema caro do Ceará a solução para o esporte brasileiro

Boné azul de lulistas entra na disputa contra o vermelho de Trump

A importância do contador no fortalecimento do terceiro setor

Guimarães quer o comando nacional do PT e joga com o peso do Nordeste

Vídeo da colisão aérea em Washington: avião da American Airlines cai no rio Potomac

Exclusivo: Governo do Ceará vai fazer reconhecimento facial nas ruas de Fortaleza

Surge mais uma IA chinesa: Trump e as Big Techs dos EUA já podem começar a chorar

Gestão e política: Focus Colloquium com Chagas Vieira

Gustavo Franco e as 7 razões para a crise de credibilidade da política econômica de Lula

Juiz penhora Hilux de Ciro Gomes por dívida com site de esquerda

MAIS LIDAS DO DIA

Lula lidera, mas tem flanco aberto com alta rejeição; Saiba tudo da 1ª pesquisa presidencial de 2025

TJCE abrirá 41 vagas para cartórios e define Cebraspe como banca do concurso

Elon Musk, o Dr. X, declara guerra à ajuda humanitária dos EUA para o mundo

Mercados caem forte após Trump anunciar novas tarifas; Brasil pode ser próximo alvo

STJ decide que minutos restantes de uma hora-aula não podem ser usados como tempo extraclasse

Circo sem pão e com serviços falhos: TCE aponta gastos com a farra do carnaval

Inflação acima da meta, PIB estável e Selic mantida: o cenário econômico segundo o mercado financeiro

Produção de petróleo e gás se mantém próxima a recorde em 2024, aponta ANP

OMS discute corte de US$ 400 milhões após saída dos EUA