O Grupo Avia de Teatro apresenta em 2024 mais uma temporada do espetáculo de sucesso “Às Margens – Paixão de Cristo”. Esta iniciativa pioneira visa levar a rica tradição da Paixão de Cristo às pessoas em situação de rua em Fortaleza, transcendendo a mera representação teatral e transformando-se numa poderosa ferramenta de inclusão social e resgate cultural.
Nesta versão, uma trupe de atores, a serviço do teatro, chega e monta o cenário de uma viagem pela história da Paixão de Cristo. Música e drama equilibram a narrativa bíblica de Jesus Cristo, recontando seus passos entre os homens. Os atores vivem diversos personagens e, freneticamente, passeiam desenvolvendo uma narrativa de esperança aos esquecidos pela sociedade. A história da Paixão de Cristo é atualizada para um Jesus que vive e convive com pessoas em situação de rua.
O espetáculo “Às Margens – Paixão de Cristo” surgiu no ano de 2017 com uma profunda pesquisa sobre o crescimento da população em situação de rua e foi baseado em uma pergunta: E se Jesus nascesse nos dias de hoje e fosse alguém marginalizado? A origem dessa pergunta deu-se quando a dramaturga e diretora da peça, Neide Oliveira, caminhava numa tarde quente pela Praça do Ferreira e avistou um recém-nascido deitado em um colchão sujo e lhe causou essa inquietação. A partir de então, ela se uniu um grupo de atores e artistas diverso e começaram a investigar a estética e a dramaturgia da rua para assim construir o espetáculo.
O espetáculo
A dramaturgia é assinada por Neide Oliveira que conta em seu currículo mais de 40 roteiros e uma vasta gama na escrita no âmbito da religiosidade, como Paixão de Cristo e Via Sacra para diversos públicos.
A peça estreou em 2018 na Calçada do Teatro José de Alencar, onde havia grande quantidade de pessoas em situação de rua. No mesmo ano se apresentou na Praça do Ferreira e na Câmara dos Vereadores, onde a diretora, Neide Oliveira discursou sobre as necessidades básicas das pessoas em situação de rua. Em 2019 o espetáculo foi contemplado com o Edital Ceará da paixão da SecultCE e se apresentou em praças e centros culturais e praças, atingindo uma média de 500 pessoas.
Grupo Avia
A peça é produzida pelo Grupo Avia de Teatro, fundado em 2017, e que rapidamente emergiu como um influente coletivo teatral. Composto por talentos provenientes do Theatro José de Alencar e do Instituto Federal do Ceará (IFCE), além de integrantes de outras companhias, o grupo se destacou por sua ampla gama de habilidades artísticas. Até 2020, o grupo já havia apresentado 13 espetáculos e intervenções teatrais, atraindo um público de cerca de 4.000 pessoas somente em 2019, com 42 apresentações autorais. Adaptação e inovação marcaram a trajetória do grupo durante a pandemia de COVID-19, com a transição de espetáculos para o formato digital e áudio dramas, expandindo sua audiência para plataformas online e emissoras de rádio, mantendo assim a arte teatral viva e acessível em tempos desafiadores. De 2021 a 2024, o grupo já se apresentou em diversos equipamentos culturais com os mais variados espetáculos e diversidade de público.
Horários do Espetáculo
28/03 (quinta-feira):
– Local: Calçada do Theatro José de Alencar
– Horário: 16h
– Local: Vila das Artes (estacionamento)
– Horário: 18h
29/03 (sexta-feira):
– Local: SESC Iparana (apresentação exclusiva para hóspedes)
– Horário: 20h