O fato: O presidente do PSB Ceará, Eudoro Santana, afirmou que o Partido dos Trabalhadores (PT) precisa pensar um pouco mais sobre seu “comportamento” em relação à indicação de Fernando Santana (PT) como candidato do bloco governista à presidência da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). A declaração foi dada em entrevista à Rádio O Povo CBN.
Eudoro, pai de Camilo Santana, ministro da Educação e uma das maiores lideranças do PT no Ceará, ressaltou que a escolha de Fernando não partiu do ex-governador, que, segundo ele, tem uma visão diferente sobre o tema. “Não foi o Camilo que escolheu ou indicou. Ele tem até outra visão sobre isso e concorda que isso tem de ser avaliado”, declarou Eudoro.
Saiba mais: “Deve ser um processo discutido com o conjunto de partidos que fazem parte da aliança, não pode ser uma decisão de um partido só. E isso não foi discutido”, afirmou.
O PT: Atualmente, o PT controla a Presidência da República com Luiz Inácio Lula da Silva, o governo do Ceará com Elmano de Freitas, e, em 2025, assumirá a Prefeitura de Fortaleza com Evandro Leitão.
Fernando: Fernando Santana, que disputou a prefeitura de Juazeiro do Norte nas eleições de outubro, foi derrotado por Glêdson Bezerra, o primeiro prefeito da cidade a conquistar a reeleição. Além de Fernando, outros nomes foram mencionados como possíveis candidatos à presidência da Alece, como o líder do governo, Romeu Aldigueri (PDT), e os deputados Salmito Filho (PDT), Sérgio Aguiar (PDT) e Osmar Baquit (PDT).
Cid Gomes: No sábado, 16, o senador Cid Gomes (PSB) decidiu romper com o governador Elmano de Freitas (PT), um movimento que foi confirmado pelo colunista Erivaldo Carvalho, do jornal O Otimista. Segundo a publicação, Cid não concorda com a postura do governo, que tenta emplacar Fernando Santana na presidência da Assembleia Legislativa após a saída de Evandro. Todo o processo ocorreu sem que Cid, uma das maiores lideranças políticas do Estado, fosse consultado.
“O problema é o partido”, diz Fernando Santana sobre rompimento de Elmano e Cid
Cid rompe com Elmano após confirmação da candidatura de Fernando Santana à presidência da Alece