A exposição “Emiliano Queiroz – De Aracati para o Mundo” foi inaugurada no Museu da Fotografia Fortaleza, pelo Sistema Fecomércio Ceará, através do Sesc, na última sexta-feira (19). A exposição apresenta 105 fotografias que retratam a trajetória do ator, além de cartazes e prêmios, organizados em segmentos como teatro, cinema, televisão, e momentos com amigos e familiares.
Durante a cerimônia de abertura, Luiz Gastão enfatizou a importância da obra de Emiliano Queiroz para a dramaturgia brasileira e sua relevância para o Ceará. Gastão também expressou sua gratidão, em nome dos cearenses, pela doação do acervo do ator ao Sesc Ceará. “Preservar a história e o legado de Emiliano Queiroz, um cearense de Aracati, mas fortalezense de coração, é motivo de grande orgulho para todos nós”, afirmou Luiz Gastão. Ele também aproveitou a ocasião para anunciar o projeto de construção do Centro Cultural do Sesc, que será localizado em frente ao Mercado dos Pinhões e abrigará o novo Teatro Emiliano Queiroz.
Emiliano Queiroz esteve presente na inauguração e agradeceu pela homenagem e pela longa parceria com Luiz Gastão, presidente do Sistema Fecomércio. Ele destacou a importância de Fortaleza em sua vida e carreira. “Esta cidade sempre teve um lugar especial no meu coração, principalmente pelas amizades que construí aqui. Chegar hoje e ver rostos queridos me traz uma agradável sensação de nostalgia, pois guardo as memórias mais doces e significativas da minha vida aqui”, disse o ator.
Com curadoria de Caio Quinderé, a exposição ficará em cartaz em Fortaleza até o dia 19 de outubro, antes de seguir para Aracati, terra natal de Emiliano Queiroz, onde permanecerá por dois meses. As unidades do Sesc em Juazeiro e Sobral também terão a oportunidade de receber a mostra.