Fecomércio: Dois pesos, duas medidas

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Equipe Focus
focus@focuspoder.com.br

Nos últimos dias, as eleições da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio) tem ganhado contornos inéditos e extra corporis que impõem questionamentos em função da dimensão e influência da entidade.

O processo eleitoral voltou a ser judicializado. A chapa de oposição, liderada pelo atual vice-presidente Maurício Filizola, alega agora irregularidade na data escolhida para a votação prevista para esta terça-feira, 5.

O argumento: suposta falta de sincronia com o calendário eleitoral da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A tese da oposição foi incialmente deferida pelo TRT no último domingo, 3.

Num primeiro momento, o argumento parece até possuir algum fundamento, porém cai por terra quando se leva em consideração a postura da CNC em circunstâncias anteriores relacionadas a uma eleiçção de Federação já ocorrida, fato que alimenta a suspeita de, digamos, parcialidade em relação à Fecomércio do Ceará.

Sabe-se do alinhamento de Filizola com José Roberto Tadros, presidente da CNC, que tem no empresário cearense um afilhado político-sindical. Sabe-se também que os dois empresários nutrem rivalidade política com Luiz Gastão Bittencourt, atual presidente da Fecomércio Ceará, que disputa a reeleição.

Provável estimulador do movimento no tapetão do Judiciário em relação às eleições da Fecomércio-Ceará, o presidente da CNC age de maneira diversa quando as eleições sindicais envolvem uma entidade que tem um aliado no comando.

Print de notícia veiculada no site da CNC: sincronia só quando convém?

Em 28 de março passado, por exemplo, foi tranquilamente realizada a eleição na Fecomércio do Mato Grosso, que confirmou a reeleição do empresário José Wenceslau de Souza Júnior (veja o print ao lado). Portanto, a federação daquele estado foi a primeira do País a realizar seu escrutínio. Claro, sem a alegada sincronia.

Portanto, considerando o caso cearense, a eleição lá não teria agido em conformidade com o estatuto da Confederação. Porém, o que se viu no site da instituição foi uma publicação enaltecendo a vitória do aliado do presidente da CNC.

Por isso, a redação do Focus.jor envia pergunta à CNC e à Fecomércio do Mato Grosso se as eleições daquela entidade estão de acordo com o alegado “sincronismo eleitoral”. Pergunta também se há algum impedimento dos eleitos em participar do pleito da CNC e ainda se pode haver uma intervenção nacional no Sesc e/ou no Senac do Mato Grosso.

Afinal, são essas as ameaças que, segundo apurou o Focus, estão sendo dirigidas ao atual comando da Fecomercio do Ceará. Esse tipo de movimento, incluindo a judicialização, é típico de disputas eleitorais. Típico também de quem está com dificuldades no pleito. Porém, é uma postura desaconselhável. Afinal, quem mais perde é a própria entidade e categoria que a faz.

A propósito, as eleições da Fecomércio do Ceará estão marcadas há meses. Não faz tempo, durante reunião acerca de formação de juntas mais amplas de apuração dos votos (são apenas 34 sindicatos aptos a votar) nem sequer houve questionamento quanto à data da eleição.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

PPP do Esgoto no Ceará: R$ 7 bilhões para universalizar saneamento em 127 cidades

Genial/Quaest: Lula segue com desaprovação maior que aprovação e perde fôlego entre independentes

Lula lidera, mas Flávio encosta e vira principal rival, aponta Genial/Quaest; Polarização se mantém

Jogo aberto: PT acena ao centrão em movimento que mira a disputa do Ceará

Sánchez e a coragem de dizer o impopular; Veja instigante artigo do líder espanhol em defesa moral e econômica dos imigrantes

Cearense Pedro Albuquerque assume como CFO do Grupo Pão de Açucar

Pesquisa para o Senado: Wagner lidera em cenários movediços; Veja as simulações

Líder com folga em três cenários, Lula ancora o voto no Ceará

Nova pesquisa: Elmano lidera com a direita fragmentada e empata com Ciro em confronto direto

Série protagonistas: Romeu Aldigueri como fiador da estabilidade

A reorganização da direita e o estreito caminho até o centro

Luiz Pontes e o método do poder silencioso

MAIS LIDAS DO DIA

STJ afasta dano moral automático por dados no cadastro positivo

Justiça determina que Itapipoca utilize apenas procuradores concursados em licitações

TST mantém justa causa de gerente da Ambev por “brincadeira” com bebida adulterada

Lula sanciona reajuste salarial de 2026 para Câmara, Senado e TCU e veta aumentos previstos até 2029

Banco Central decreta liquidação extrajudicial do Banco Pleno, ex-Voiter e ligado ao caso Master

Prefeitos do Nordeste articulam limite para cachês milionários em eventos com verba pública

O playboy assassino: A pedagogia do mal; Por Walter Pinto Filho

Ceará lidera crescimento do turismo no Nordeste com alta de 7,3% em 12 meses, aponta IBGE

Feira da Indústria terá energia 100% renovável e compensação total das emissões de carbono