O fato: A proposta de acabar com a escala de trabalho 6×1, permitindo jornadas de até 36 horas semanais e quatro dias de trabalho por semana, gerou um fenômeno de engajamento nas redes sociais. A conclusão é do levantamento Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados, que analisou cerca de 30 mil publicações sobre o tema em X, Facebook, Instagram, LinkedIn e TikTok.
Números: Entre 7 e 12 de novembro, o volume de postagens cresceu 2.120%, passando de 539 para 11.969 publicações. No mesmo período, as interações (curtidas, comentários e compartilhamentos) dispararam 5.513%, saltando de 267.124 para quase 15 milhões. O dia 12 de novembro foi o pico, concentrando 40% de todas as interações sobre o assunto.
A proposta: A discussão foi impulsionada pela Proposta de Emenda à Constituição (PEC) apresentada pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP), que extingue a escala 6×1 e estabelece um máximo de 36 horas semanais em uma jornada de quatro dias de trabalho.
Repercussão: Segundo o levantamento, 67% das publicações analisadas são favoráveis à PEC, 26% têm tom neutro, e apenas 7% são contrárias. As 100 postagens mais relevantes de cada plataforma, que somaram 500 publicações, concentraram 91% do engajamento total.
“O tema virou um fenômeno digital, unindo brasileiros de diferentes espectros políticos. Isso demonstra o poder da narrativa da proposta e o interesse popular em debater o assunto”, avaliou Marcelo Tokarski, CEO da Nexus. Ele ainda destacou que a pressão popular deve ser significativa para o Congresso.