O fato: Em setembro de 2024, o Ceará registrou o financiamento de 18 mil veículos, segundo dados divulgados pela B3, apresentando um crescimento de 21,6% em relação ao mesmo período do ano passado. No entanto, houve uma queda de 6,7% em comparação a agosto. Os números incluem tanto veículos novos quanto usados.
Detalhes por categoria: No segmento de autos leves, o Ceará observou um aumento de 22,1% no número de financiamentos na comparação anual, mas um decréscimo de 4,2% em relação a agosto. Para motocicletas, os financiamentos cresceram 19,8% frente a setembro de 2023, embora tenha havido uma queda de 11,2% em comparação ao mês anterior. Já o financiamento de veículos pesados destacou-se com um crescimento expressivo de 35,9% na comparação anual e um aumento de 3% em relação a agosto.
Sobre a B3: Responsável pelo Sistema Nacional de Gravames (SNG), a B3 gerencia a maior base privada de cadastro de restrições financeiras de veículos no Brasil. O SNG é utilizado em operações de crédito em todo o território nacional.