Fortaleza amplia sua ponte com a Europa: Iberia confirma voos diretos para Madri com novo modelo de avião

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Em voo Madrid-Boston, em novembro passado, a Iberia foi a lançadora mundial do novo avião da Airbus que, pela primeira vez, permitiu viagens transoceânicas com um avião de corredor único.

A capital cearense fortalece seu protagonismo como porta aérea do Brasil para a Europa com uma nova rota da Iberia, marcando o avanço de um modelo mais eficiente e sustentável de voos intercontinentais.

Por que isso importa
Fortaleza já está conectada à Europa — com voos diretos para Lisboa e Paris —, mas agora amplia seu alcance estratégico com uma nova rota direta para Madri, operada pela Iberia. Mais que uma expansão geográfica, trata-se de um novo modelo de operação com aeronaves menores e mais econômicas, que pode redefinir a aviação transatlântica no Brasil.

O que está acontecendo
A Iberia anunciou o retorno ao Nordeste com voos regulares para Madri a partir de Fortaleza e Recife em 2026, como parte de seu novo “Plano Brasil”:
Fortaleza: voo inaugural para Madri será em 19 de janeiro de 2026, com três voos semanais, subindo para quatro em fevereiro.
• Recife: começa antes, em 13 de dezembro de 2025, com três voos, passando para cinco em 2026.
• No total, a Iberia vai operar 28 voos semanais entre Brasil e Espanha, sendo 14 de São Paulo e 5 do Rio de Janeiro.

Mercado da aviação em alvoroço 
Esse novo capítulo da conectividade internacional do Ceará já havia sido antecipado pelo secretário de Turismo, Bismarck Maia, que anunciou as tratativas com a Iberia ainda em 2024, como parte da estratégia estadual para consolidar Fortaleza como hub de voos internacionais. O anúncio oficial da companhia espanhola agora confirma a concretização desse esforço.

“É uma conquista construída com diálogo e persistência. Já vínhamos trabalhando para trazer a Iberia de volta ao Ceará, e agora temos uma operação regular com um modelo moderno e sustentável”, disse Bismarck Maia.

Fortaleza, agora com Madri na rota direta
A nova conexão se soma às já existentes com Lisboa (TAP) e Paris (Air France). A escolha da Iberia por Fortaleza confirma a capital cearense como plataforma continental de acesso à Europa, com múltiplas portas de entrada e alto potencial de crescimento.

Avião menor, salto maior
A grande inovação está no uso do Airbus A321XLR — um narrow-body com autonomia para voos intercontinentais.
➡️ Mais leve
➡️ Mais econômico (até 40% menos combustível que modelos maiores)
➡️ Tripulação reduzida
➡️ Capacidade: 182 passageiros (14 em classe executiva)

Ramiro Sequeira, diretor de operações da Iberia, define:

“É a primeira vez que usamos um avião de corredor único para voos tão longos. Mais agilidade e menos impacto.”

Vá mais fundo: Por que Fortaleza é estratégica

✔️ Localização geográfica privilegiada: mais próxima da Europa que qualquer outra capital brasileira
✔️ Hub consolidado: TAP e Air France já operam na cidade com voos regulares
✔️ Custo competitivo: operar no Ceará custa menos que nos grandes centros
✔️ Turismo em expansão: a capital cearense lidera a retomada do setor no Nordeste
✔️ Infraestrutura pronta: Aeroporto Pinto Martins com status internacional e investimentos recentes

O Brasil na mira da Iberia
Segundo Victor Moneo, diretor global de vendas:

“Em 27 anos de empresa, nunca vi um investimento tão sólido em um país como este. O Brasil é nosso foco. E o Nordeste, nossa nova frente.”

O país já representa 15% da receita da Iberia, com perfil de passageiros diversificado:
• Turismo
• Negócios
• Brasileiros com laços familiares na Europa
• Viajantes que usam Madri como hub para outros destinos

Interior do Airbus A321XLR, um avião de corredor único que promete revolucionar os voos de longo curso.

Fortaleza colhe os frutos da visão de longo prazo. A cidade colhe agora os resultados de uma estratégia iniciada há mais de uma década: integrar o Ceará aos fluxos globais com base em logística, infraestrutura e articulação institucional.

Com o novo voo da Iberia, Fortaleza consolida-se como um dos raros pontos no continente fora do eixo Rio-São Paulo com acesso direto a três capitais europeias:
🇵🇹 Lisboa
🇫🇷 Paris
🇪🇸 Madri

No radar
Se a demanda for consistente, a tendência é o surgimento de novas rotas com aviões menores e de longo alcance, conectando Fortaleza diretamente a Roma, Zurique ou Frankfurt, por exemplo. A Iberia pode ser apenas o começo de uma nova fase.

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