
A capital cearense fortalece seu protagonismo como porta aérea do Brasil para a Europa com uma nova rota da Iberia, marcando o avanço de um modelo mais eficiente e sustentável de voos intercontinentais.
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Por que isso importa
Fortaleza já está conectada à Europa — com voos diretos para Lisboa e Paris —, mas agora amplia seu alcance estratégico com uma nova rota direta para Madri, operada pela Iberia. Mais que uma expansão geográfica, trata-se de um novo modelo de operação com aeronaves menores e mais econômicas, que pode redefinir a aviação transatlântica no Brasil.
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O que está acontecendo
A Iberia anunciou o retorno ao Nordeste com voos regulares para Madri a partir de Fortaleza e Recife em 2026, como parte de seu novo “Plano Brasil”:
• Fortaleza: voo inaugural para Madri será em 19 de janeiro de 2026, com três voos semanais, subindo para quatro em fevereiro.
• Recife: começa antes, em 13 de dezembro de 2025, com três voos, passando para cinco em 2026.
• No total, a Iberia vai operar 28 voos semanais entre Brasil e Espanha, sendo 14 de São Paulo e 5 do Rio de Janeiro.
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Mercado da aviação em alvoroço
Esse novo capítulo da conectividade internacional do Ceará já havia sido antecipado pelo secretário de Turismo, Bismarck Maia, que anunciou as tratativas com a Iberia ainda em 2024, como parte da estratégia estadual para consolidar Fortaleza como hub de voos internacionais. O anúncio oficial da companhia espanhola agora confirma a concretização desse esforço.
“É uma conquista construída com diálogo e persistência. Já vínhamos trabalhando para trazer a Iberia de volta ao Ceará, e agora temos uma operação regular com um modelo moderno e sustentável”, disse Bismarck Maia.
Fortaleza, agora com Madri na rota direta
A nova conexão se soma às já existentes com Lisboa (TAP) e Paris (Air France). A escolha da Iberia por Fortaleza confirma a capital cearense como plataforma continental de acesso à Europa, com múltiplas portas de entrada e alto potencial de crescimento.
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Avião menor, salto maior
A grande inovação está no uso do Airbus A321XLR — um narrow-body com autonomia para voos intercontinentais.
➡️ Mais leve
➡️ Mais econômico (até 40% menos combustível que modelos maiores)
➡️ Tripulação reduzida
➡️ Capacidade: 182 passageiros (14 em classe executiva)
Ramiro Sequeira, diretor de operações da Iberia, define:
“É a primeira vez que usamos um avião de corredor único para voos tão longos. Mais agilidade e menos impacto.”
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Vá mais fundo: Por que Fortaleza é estratégica
✔️ Localização geográfica privilegiada: mais próxima da Europa que qualquer outra capital brasileira
✔️ Hub consolidado: TAP e Air France já operam na cidade com voos regulares
✔️ Custo competitivo: operar no Ceará custa menos que nos grandes centros
✔️ Turismo em expansão: a capital cearense lidera a retomada do setor no Nordeste
✔️ Infraestrutura pronta: Aeroporto Pinto Martins com status internacional e investimentos recentes
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O Brasil na mira da Iberia
Segundo Victor Moneo, diretor global de vendas:
“Em 27 anos de empresa, nunca vi um investimento tão sólido em um país como este. O Brasil é nosso foco. E o Nordeste, nossa nova frente.”
O país já representa 15% da receita da Iberia, com perfil de passageiros diversificado:
• Turismo
• Negócios
• Brasileiros com laços familiares na Europa
• Viajantes que usam Madri como hub para outros destinos

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Fortaleza colhe os frutos da visão de longo prazo. A cidade colhe agora os resultados de uma estratégia iniciada há mais de uma década: integrar o Ceará aos fluxos globais com base em logística, infraestrutura e articulação institucional.
Com o novo voo da Iberia, Fortaleza consolida-se como um dos raros pontos no continente fora do eixo Rio-São Paulo com acesso direto a três capitais europeias:
🇵🇹 Lisboa
🇫🇷 Paris
🇪🇸 Madri
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No radar
Se a demanda for consistente, a tendência é o surgimento de novas rotas com aviões menores e de longo alcance, conectando Fortaleza diretamente a Roma, Zurique ou Frankfurt, por exemplo. A Iberia pode ser apenas o começo de uma nova fase.