O fato: O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), anunciou nesta terça-feira (15) a ampliação da malha aérea com a criação de dois novos voos diretos partindo de Fortaleza. Os destinos contemplados são Foz do Iguaçu (PR) e Montevidéu (Uruguai). As novas rotas serão operadas pela Gol Linhas Aéreas e terão início em novembro de 2025, com frequência semanal.
O anúncio foi feito durante evento no Palácio da Abolição, com a presença do secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, e outras autoridades. Em discurso, Elmano destacou o impacto positivo da medida para o desenvolvimento do turismo e da economia local.
“Sei que com essas ações todos vão ganhar: o empreendedor, o trabalhador, as empresas, o Ceará”, disse o governador, reforçando o compromisso em fortalecer a estrutura turística do estado.
Com os novos destinos, sobe para sete o número de voos internacionais iniciados durante a gestão de Elmano, além de cinco novas frequências nacionais somente em 2025.
Segundo o secretário do Turismo do Ceará, Eduardo Bismarck, a ampliação é resultado do esforço estratégico para tornar o estado mais competitivo no setor:
“Mais voos significam mais oportunidades. O Ceará se posiciona com ainda mais força no mercado turístico nacional”, afirmou.
Fortalecimento da malha aérea: Com o novo voo para Montevidéu, a Gol passa a operar quatro voos internacionais semanais a partir de Fortaleza: dois para Buenos Aires (aeroportos de Ezeiza e Aeroparque), um para Orlando e agora o da capital uruguaia.
Já o voo para Foz do Iguaçu atenderá à demanda crescente para a região da Tríplice Fronteira (Brasil, Paraguai e Argentina), ampliando em pelo menos 15,85% a oferta de voos domésticos no Aeroporto Pinto Martins.
A vice-presidente Jurídica e de Relações Institucionais da Gol, Renata Domingues, agradeceu ao governo estadual pela parceria:
“Esses novos voos vão impulsionar o turismo do Ceará e também a atuação da Gol”, declarou.
Impacto no turismo:Entre janeiro e junho de 2025, o Ceará recebeu 1,7 milhão de turistas, gerando uma receita de R$ 6,6 bilhões e atingindo ocupação hoteleira de 73,8%. Somando os anos de 2023 e 2024, mais de 11 milhões de passageiros passaram pelo estado.