Governador do Rio elogia “coragem e determinação” de Elmano após ação que matou sete faccionados em Canindé

COMPARTILHE A NOTÍCIA


O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), usou suas redes sociais nesta quinta-feira para parabenizar o governador Elmano de Freitas (PT) e os policiais do Ceará pela operação que resultou na morte de sete integrantes de uma facção criminosa.

“Parabenizo os policiais do Ceará e o governador Elmano de Freitas (PT) pela coragem e determinação no enfrentamento ao crime organizado.
O episódio de hoje mostra, mais uma vez, que essa é uma guerra que não tem fronteiras e exige união entre os estados.
No Rio de Janeiro, temos agido com a mesma firmeza, colocando o Estado nas ruas, retomando territórios e enfrentando o narcoterrorismo de frente.
Só com coragem, cooperação e responsabilidade vamos garantir segurança e paz para a nossa população.”

Mortos em Canindé eram do CV e, segundo a PM, acampavam para atacar rivais do TCP. Um  vídeo mostra suspeitos acampados em Aratuba, município próximo a Canindé, e movimentação causou acionamento da Ciops. Suspeitos estavam armados e treinando tiro quando foram confrontados com uma ação policial.

A declaração ocorre no rastro dos confrontos recentes no Rio, que deixaram mais de uma centena de mortos e reacenderam o debate sobre a política de segurança pública no país. O modelo de enfrentamento adotado por Castro recebeu apoio de governadores de direita, mas também críticas de setores da esquerda pelo alto número de mortes nas operações.

Ao elogiar a postura do governo cearense — comandado por um petista —, Castro rompeu momentaneamente as linhas ideológicas para defender uma frente comum contra o crime organizado, reconhecendo que o problema ultrapassa fronteiras estaduais e partidárias. A manifestação do governador do Rio de Janeiro também tem outra conoitação política e pode soar como uma provocação aos críticas da esquerda que estão em disputa de narrativas acerca do episódio carioca.

Imagem de um vídeo que mostra criminosos se preparando para ataque em Canindé antes de serem surpreendidos por operação policial na mata.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Lula lidera, mas Flávio encosta e vira principal rival, aponta Genial/Quaest; Polarização se mantém

Jogo aberto: PT acena ao centrão em movimento que mira a disputa do Ceará

Sánchez e a coragem de dizer o impopular; Veja instigante artigo do líder espanhol em defesa moral e econômica dos imigrantes

Cearense Pedro Albuquerque assume como CFO do Grupo Pão de Açucar

Pesquisa para o Senado: Wagner lidera em cenários movediços; Veja as simulações

Líder com folga em três cenários, Lula ancora o voto no Ceará

Nova pesquisa: Elmano lidera com a direita fragmentada e empata com Ciro em confronto direto

Série protagonistas: Romeu Aldigueri como fiador da estabilidade

A reorganização da direita e o estreito caminho até o centro

Luiz Pontes e o método do poder silencioso

Sombra ou fantasma: o que Cid Gomes realmente diz sobre Camilo deixar o MEC

Pesquisa Atlas: Lula não dispara, mas governa o tabuleiro; Veja os números

MAIS LIDAS DO DIA

No data was found