
Equipe Focus
focus@focuspoder.com.br
O governador do Ceará Camilo Santana (PT) inaugurou, na manhã desse sábado, 27, de forma virtual, mais dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Geral de Crateús, reforçando a descentralização do tratamento de pacientes com a Covid-19 neste período chamado por especialistas de segunda onda.
“Já fazia parte do plano de modernização que o Ceará apresentou em 2019, de criar unidades de UTI em todas regiões onde não tinham. Implantamos, ano passado, UTIs em Caucaia, que não tinha, Itapipoca, Tianguá, Crateús, Iguatu, Icó. Regionalizando para que toda a população estivesse mais próxima do atendimento à saúde”, lembrou o governador.
Até o final de março o Estado do Ceará deve superar a casa das mil UTIs. Enquanto o plano de modernização era tocado, veio a pandemia em 2020, obrigando o Governo a acelerar o processo.
“Já durante a pandemia foram quase mil leitos de UTIs, apenas os exclusivos para Covid. Chegamos próximo de 3 mil leitos de enfermaria e UTI só para atendimento de Covid no ano passado. E agora estamos retomando muitos desses leitos que tinham voltado a atender as demandas normais da Saúde. Compramos hospitais como o Leonardo da Vinci, onde já são 150 leitos de UTI funcionando exclusivos para Covid. Mantivemos todos os leitos para atender a demanda grande que existia para cirurgias eletivas e atendimento hospitalar e agora, com essa onda mais forte do que a primeira, estamos retomando com a exclusividade”.






