
O fato: O Grupo Potencial anunciou um investimento de R$ 600 milhões para ampliar sua capacidade de produção de biodiesel na fábrica de Lapa (PR). Com essa expansão, o complexo passará a ter a maior capacidade de produção mundial de biocombustível a partir de óleo de soja. O anúncio ocorreu nesta terça-feira (8), durante a sanção da Lei do Combustível do Futuro, realizada na Base Aérea de Brasília pelo Governo Federal.
Expansão: O novo investimento permitirá ao Grupo Potencial acelerar a expansão da unidade, com o objetivo de atingir uma produção anual de 1,62 bilhões de litros de biodiesel. Esse movimento é incentivado pela nova legislação nacional de descarbonização, que visa promover uma matriz energética mais limpa e sustentável.
Carlos Eduardo Hammerschmidt, vice-presidente Comercial, Operacional e de Relações Institucionais do Grupo Potencial, destacou a importância desse investimento para a transição energética do Brasil. “A transição energética é um movimento global irreversível, e nosso país está avançando significativamente para garantir a segurança jurídica, a previsibilidade dos investimentos no setor e, consequentemente, estabilidade na matriz energética”, afirmou.
Construção de nova esmagadora de soja: Além da expansão da capacidade de produção de biodiesel, o Grupo Potencial está investindo em uma nova esmagadora de soja, com previsão de conclusão para o primeiro semestre de 2026. Esse projeto representa um investimento adicional de R$ 2 bilhões e está alinhado à estratégia de verticalização da empresa.
A nova esmagadora deverá produzir cerca de 25 milhões de litros de óleo por mês, além de garantir a aquisição de aproximadamente 50 milhões de litros mensais para sustentar a produção de biodiesel. As obras para essa expansão estão programadas para iniciar em 2025, com conclusão prevista para 2026.