O fato: O deputado federal e líder do governo Lula na Câmara, José Guimarães (PT), afirmou que é necessário um diálogo entre Camilo Santana e Cid Gomes antes que aconteça um rompimento no Ceará.
“Cid é parceiro. Não tem sentido essa ameaça constante de rompimento no Ceará, mas vida que segue. Por mim, não terá rompimento. Quando tem um problema político você senta e discute; não pode ser assim, ficar brigando dizendo isso e aquilo”, defendeu. A declaração foi dada ao O Povo.
Entenda: Cid rompeu com Elmano no último sábado, 16. O senador não concorda com a postura adotada pelo governo, que busca emplacar Fernando Santana (PT) na presidência da Assembleia Legislativa após a saída de Evandro Leitão (PT), que assumirá a prefeitura de Fortaleza em 2025.
Todo o processo ocorreu sem que Cid, umas das maiores lideranças do Estado, fosse consultado.
Para o senador, que apoiou Elmano em 2022, não é interessante manter o Partido dos Trabalhadores em todos os setores. A sigla controla a Presidência da República com Lula, o governo do Ceará com Elmano e, em 2025, assumirá a Capital com Evandro.
Guimarães: “O Cid foi governador por oito anos, o Camilo por oito anos, o Tasso por 20 anos e nunca ninguém questionou porque o governador tem, digamos assim, o direito, discutido com a base, de indicar o presidente da Assembleia. Só o Elmano não tem esse direito? Isso não pode”, enfatizou.