Juíza cearense é reeleita presidente do Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Juíza Kamile Castro do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). Foto: Divulgação

Equipe Focus
focus@focuspoder.com.br

A juíza cearense Kamile Moreira Castro, membro do pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) e ouvidora eleitoral substituta do TRE, foi reconduzida por aclamação à Presidência do Colégio de Ouvidores  por meio da assembleia geral para a eleição da Comissão Executiva – gestão 08/2022 a 08/2023. A assembleia da 24ª Reunião Virtual do Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral (Coje) aconteceu no início do mês,1, e reuniu ouvidoras(es) eleitorais de todo o país, dentre eles(as), o ouvidor regional eleitoral do Ceará, David Sombra Peixoto.

A juíza Kamile Castro prometeu bastante trabalho, aproximação entre os TREs e diálogo institucional. Ela destacou que as ouvidorias “têm envergadura constitucional e são fruto da mudança de cultura no Estado Democrático de Direito em relação à participação popular e ao controle social. Mecanismo, portanto, de democratização e de exercício de direitos políticos”. Assinalou ainda que “a Ouvidoria que dá voz ativa aos cidadãos, sem a necessidade de representação, contribuindo para uma gestão mais eficiente e transparente.”

A presidente do Coje disse que vai priorizar a instalação das ouvidorias da mulheres, recomendação da Carta de São Paulo no IV Encontro do Colégio de Ouvidores Judiciais, que ocorreu em 23 de junho deste ano.  “Na perspectiva dos direitos humanos, a igualdade é considerada um direito (de jure e de facto) e um valor estruturante de toda atividade de um ente estatal e das relações sociais.”, ressaltou.

Quanto ao fato de ser uma mulher na Presidência novamente, afirmou: “Dentro do Coje, esse papel sempre foi lembrado e valorizado. É necessário começar por uma reconfiguração do papel da mulher na sociedade, proporcionando atuação feminina na vida econômica, social e política. Isso para que não corra-se o risco de que cidadania feminina não passe de letras e frases em folhas de papel.”.

Compõem também a nova Comissão Executiva do Coje o vice-presidente, ouvidor do TRE-SP, desembargador José Antônio Encinas Manfré; o 1º secretário, ouvidor do TRE-GO, juiz Márcio Antônio de Moraes Júnior; o 2° secretário, ouvidor TRE-RS, juiz Amadeo Henrique Buttelli; e o 3° secretário, ouvidor do TRE-PA, juiz Edmar Silva Pereira.

O Coje tem, entre ouros, os objetivos de preservar e respeitar os princípios da Constituição Federal, da Declaração Universal dos Direitos Humanos e das Constituições Estaduais, fomentando a atuação das Ouvidorias Eleitorais, sempre com transparência, visão sistêmica, ética, responsabilidade corporativa, fidelização, respeito e imparcialidade; defender a atuação e independência administrativa-funcional das Ouvidorias Eleitorais; estimular a criação e a manutenção de um quadro de servidores efetivos com perfis adequados à realização das atividades das Ouvidorias Eleitorais; propor diretrizes, critérios e procedimentos uniformes para as ações das Ouvidorias Eleitorais.

*Com informação TRECE

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

A reorganização da direita e o estreito caminho até o centro

Luiz Pontes e o método do poder silencioso

Sombra ou fantasma: o que Cid Gomes realmente diz sobre Camilo deixar o MEC

Pesquisa Atlas: Lula não dispara, mas governa o tabuleiro; Veja os números

Como antecipado no Focus, Camilo sinaliza saída do MEC para liderar campanha contra Ciro; O que isso importa?

Deu no New York Times: A blindagem silenciosa das vacinas na velhice

Ibovespa rompe 166 mil e mercado compra a tese de virada política no Brasil

Ao lado de deputados evangélicos, Ciro assume candidatura ao Governo: “Vou cumprir minha obrigação”

Em dez pontos, Guimarães expõe o mapa de riscos do lulismo em ano pré-eleitoral

Brasília e Ceará entram em ebulição com articulação para Camilo na Justiça; Saiba causas e efeitos

Compromisso zero: a fala de Ivo que tensiona a base de Elmano

Governo puxa de volta 30% do Banco do Nordeste: ajuste técnico ou sinal de mudança maior?

MAIS LIDAS DO DIA

Mercado imobiliário de Fortaleza e Região Metropolitana fecha 2025 com VGV de R$ 8,7 bilhões

Banco Central mantém Selic em 15% ao ano e sinaliza corte em março

Posse do presidente e dos governadores terá novas datas a partir do próximo mandato

TRE-CE confirma cassação de vereador Luiz Paupina por fraude à cota de gênero

Anvisa amplia uso de terapias à base de cannabis no Brasil

Fortaleza homologa acordo do Fundef após 26 anos e garante pagamento por precatório

Contribuição das regiões para a produtividade: o que dados revelam sobre o papel do Nordeste?

Fortaleza, 1940; Por Angela Barros Leal