
O fato: O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comunicou, nesta terça-feira (7), a saída de Paulo Pimenta do comando da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República. A mudança faz parte de uma estratégia de reformulação na comunicação do governo para a segunda metade do mandato.
O último dia de Pimenta no cargo será nesta quarta-feira (8), durante ato em memória dos dois anos dos ataques golpistas de 8 de janeiro. A partir de quinta-feira (9), ele entrará em férias e, após retornar, discutirá com Lula seu futuro no governo.
Sidônio Palmeira assume o comando da Secom: O publicitário Sidônio Palmeira, estrategista de campanhas eleitorais de destaque, assumirá oficialmente o cargo de ministro da Secom na próxima semana, com posse prevista para terça-feira (14). Pimenta, que já tem conversado diariamente com Palmeira, estará presente na cerimônia de posse.
Desde segunda-feira (6), integrantes da equipe de Palmeira já trabalham na transição, tomando conhecimento das atividades da pasta. Em declaração ao jornal O Globo, Pimenta destacou o compromisso com o sucesso do governo:
“Estamos fazendo uma transição com Sidônio, para que ele possa assumir a tarefa da melhor maneira possível. Nosso compromisso maior é com o projeto do presidente Lula.”
Futuro de Pimenta no governo ainda indefinido: Ainda não há definição sobre a nova função de Paulo Pimenta no governo. Segundo apuração do O Globo, ele é cotado para liderar o governo na Câmara dos Deputados, substituindo José Guimarães (PT-CE), ou assumir a Secretaria-Geral da Presidência, atualmente ocupada por Márcio Macêdo.
Questionado sobre seu futuro, Pimenta afirmou que a decisão será tomada após seu período de férias:
“Minha relação com o presidente é de lealdade, confiança e amizade. Solicitei ao presidente que pudesse tirar alguns dias de férias e, só a partir do meu retorno, ele definirá minha nova tarefa.”
Com informações de O Globo.