
Equipe Focus
focus@focuspoder.com.br
Deu no New York Times: “A vacina contra o coronavírus desenvolvida pela AstraZeneca e pela Universidade de Oxford forneceu forte proteção contra a Covid-19 em um grande ensaio clínico nos Estados Unidos, evitando completamente os piores resultados da doença, de acordo com os resultados anunciados nesta segunda-feira, 22″.
A pesquisa concluiu que a vacina tem eficácia de 79% para prevenir casos sintomáticos da doença e não aumenta o risco de coágulos sanguíneos.
O jornal norte-americano adiantou que “funcionários do governo e especialistas em saúde pública expressaram esperança de que os resultados melhorem a confiança global na vacina que foi abalada quando mais de uma dúzia de países, principalmente na Europa, suspenderam temporariamente o uso da vacina devido a preocupações sobre possíveis efeitos colaterais raros”.
A vacina Oxford/AstraZeneca foi a principal – até certo momento, a única – aposta do Ministério da Saúde na compra de imunizantes disponíveis no mercado. O medicamento é o mais barato entre todos os que até aqui foram lançados e também o que oferece condições de armazenamento mais adequadas para países em desenvolvimento, como o Brasil.
Oxford e AstraZeneca planejam distribuir sua vacina a um custo (cerca de US $ 3-4 por dose) e já se comprometeram a fornecer mais de 1 bilhão de doses para o mundo em desenvolvimento. Os preços são bem mais baixos que vacinas Pfizer (US $ 20) e Moderna (US $ 32-37), que foram as preferidas pelos EUA.
“Essas descobertas confirmam os resultados anteriores observados em ensaios do AZD1222 em todas as populações de adultos, mas é empolgante ver pela primeira vez resultados de eficácia semelhantes em pessoas com mais de 65 anos. Esta análise valida a vacina AstraZeneca COVID-19 como uma opção de vacinação adicional muito necessária, oferecendo a confiança de que adultos de todas as idades podem se beneficiar da proteção contra o vírus”, disse Ann Falsey, co-investigadora principal do julgamento nos EUA.
Fabricada no Brasil pala Fiocruz, a vacina da Oxford/AstraZeneca mantém o seguinte cronograma:
A partir do recebimento desses insumos, a Fiocruz tem previsão de entregar ao PNI/MS:
Janeiro: 2 milhões importadas da Índia (entregues)
Fevereiro: 2 milhões importadas da Índia (entregues)
Março: 3,8 milhões (produção nacional com IFA importado)
Abril: 21,1 milhões (produção nacional com IFA importado)
Maio: 26,8 milhões (produção nacional com IFA importado)
Junho: 27,4 milhões (produção nacional com IFA importado)
Julho: 21,2 milhões (produção nacional com IFA importado)







