
Equipe Focus
focus@focuspoder.com.br
A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) lançou nesta semana o Curso Básico em Ventilação Mecânica para profissionais de saúde que atuam no atendimento a casos de COVID-19 na rede pública do Estado. Ofertada na modalidade de ensino a distância, a formação deve capacitar cerca de mil profissionais e conta com o suporte da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).
O curso tem carga horária de 16 horas-aula, com cronograma previsto para ser executado em 15 dias. A primeira turma teve início na segunda-feira, 27, e capacitará cerca de 500 profissionais, entre médicos, enfermeiros e fisioterapeutas. As aulas são divididas em três módulos, que abordam o processo de ventilação mecânica e a retirada do suporte ventilatório quando ocorre a evolução do quadro de saúde do paciente.
O principal objetivo do curso é capacitar os profissionais para a realização da ventilação mecânica durante a pandemia de COVID-19. “Essa é uma competência fundamental neste momento, já que o paciente pode evoluir para uma síndrome respiratória aguda e precisa de um suporte respiratório, que é essencial para salvar vidas”, explica Batista Tomaz, supervisor do Centro de Desenvolvimento Educacional em Saúde da ESP/CE.







