Amor em tempos de eleição
PT Ceará registra mais de 39 mil novas filiações às vésperas do PED; número levanta suspeitas dentro da própria sigla
O que houve:
O PT do Ceará registrou 39.373 novas filiações entre outubro de 2024 e fevereiro de 2025. O movimento ocorre no embalo das eleições internas do partido, marcadas para julho. Só Fortaleza ganhou 15.440 novos filiados no período. No total, o Estado saltou de 147.928 para 186.952 filiados.
Por que importa:
As novas filiações habilitam seus autores a votar e ser votado no Processo de Eleições Diretas (PED), que escolherá os próximos dirigentes do PT em nível nacional, estadual e municipal. O aumento repentino tem sido criticado por alas internas como uma manobra para beneficiar os grupos mais encastelados.
Entre linhas:
O Campo de Esquerda, ligado à deputada Luizianne Lins, diz que o crescimento é “desproporcional” e denuncia a possibilidade de uso eleitoral dos cadastros. “Fortaleza tem mais de 57 mil filiados, mas só cerca de 6 mil atuam de fato no partido”, afirma Liliane Araújo, vice-presidenta do PT Fortaleza (OP).
Quem ganha:
A ala governista do partido que estruturou chapa única e trabalha para manter o controle do PT estadual e municipal.
Quem questiona:
A oposição interna teme que o inchaço artificial da base de votantes distorça o resultado da eleição.
Contexto nacional:
O Ceará foi o 2º Estado com mais novas filiações ao PT no período. Só perde para o Rio de Janeiro, que registrou 82.832 novos filiados. Bahia e Pernambuco vêm logo depois, com cerca de 26 mil cada.
Aspas:
“Se alguém discordar, é só impugnar. Hoje as filiações são online”, disse o deputado José Airton Cirilo, minimizando as críticas.
Radar ligado:
Maracanaú, reduto estratégico, ganhou mais de 4 mil filiações e chegou a 9.577. Itapipoca, Tamboril e Icó também se destacam, com 1,4 mil novos filiados cada.
A dúvida é se todos esses novos petistas também vão se apaixonar pelas reuniões partidárias e pelos mutirões nas ruas.
Com informações coletadas pela Focus Poder e mais outras mídias da área política.