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Missão AI Experience China com a StartSe. Por Yunare Marinho Targino

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Yunare Marinho Targino- é Gerente de Processos Industriais Corporativo no Grupo M.Dias Branco, Fortaleza – CE. Cidadão Luso-Brasileiro é Graduado em Engenharia Mecânica, UNIFOR – CE. Pós-Graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho, Universidade Christus – CE, Pós-graduado em Psicologia Transpessoal pelo Instituto de Pesquisas e Estudos da Consciência e Faculdade Porto das Monções

Por Yunare Marinho Targino
Post convidado

– Vimos em Beijing, a “sacada” do envelope vermelho ensina muitas coisas (ref, Tencent, maior empresa digital e de tecnologia da China, no Ano Novo Chinês 2014 e a relação com cultura para estimular o uso do QR code na população.

No ano novo chinês é cultura distribuir uma sacola vermelha com um valor financeiro dentro. E sempre neste período faltava dinheiro nos caixas eletrônicos pelo tamanho da população.

Então a Tencent fez o envio de 1 Yan (moeda chinesa) para todos dentro da sacola vermelha com um QR code para as pessoas acessarem ao dinheiro. Foi um sucesso e o governo direcionou a largada para IA através da experiência que trouxe um benefício a população e hoje vimos vídeos de comerciantes agricultores comercializando em vídeos os seus produtos com uso de QR code, transferências e on line. Sacada de gol da Tencent

– Impressiona a “ambidestria”: cultura de fazer acontecer (KPIs, execução de curto prazo) mas também a visão do futuro (objetivos de longo prazo Copy from China 2030 para se tornar a referência mundial em AI). Olha a mudança em 40 anos. A direção é a estratégia vem do topo e todos cumprem e apoia sem ter novos desdobramentos bilaterais no prazo certo.

– Eles não pensam apenas (ou ficam presos) na melhoria incremental. Eles também são capazes de imaginar um futuro diferente e trabalhar do futuro para o presente (aka, AMZ working backwards).

– SuperApps: todos já havíamos ouvido falar nisto, mas é muito diferente ver ao vivo, ou seja, tudo integrado num único APP e vimos até a economia de carbono por indivíduo num app (ref, demo do “social score”; show me don’t tell me; será que alguém vai tentar/conseguir fazer uma super-app no Brasil?).

– Para fazermos negócios aqui, o mais importante é entendermos e nos adaptarmos a “cabeça deles” (ref, existem muitas perspectivas sobre o que é certo ou errado, e o que e “ético”).

– Temos que ter mais “agilidade cultural” (ref., aprender que aqui a água se bebe quente).

– Humanos digitais e máquinas que pensam (isto parece tão estranho agora como deve ter sido imaginar um smartphone quando só existia o Motorola tijolão). Vimos isto com apresentadores de TV e eu mesmo gravei o meu Humano Digital que em breve mostrarei o produto que reduz tempo e posso atualizar o repertório para que ele tenha interação com perguntas. Imagina isso para autoatendimento médico, capacitação, tira dúvidas… possibilidades …

– O importante é mapear a jornada do cliente (sempre haverá rixa entre marketing e vendas, então o importante é “a jornada”; alguém já imaginou pedir um iFood delivery dentro do trem? E vimos isto no caminho de Beijing para Shanghai com o Ifood entrando no vagão numa parada de estação a seguir ao pedido dentro do trem.

– Porque algumas Apps parecem “feias”? Gamification é engajamento; all about human/social behavior (como mudar comportamentos em 1 bilhão de pessoas? Tocando no valor agregado delas e até a app do Didi(uber chinês) diz quanto tempo o farol ficará no vermelho).

– Aqui na China o cross-selling é infinito; todo mundo querendo encontrar formas de vender mais. Vimos isto na loja da pérola com o sistema comercial em ação

– IA parece estar brotando em tudo, público e privado, em todos os aspectos e disciplinas e de todos os negócios. Não existe o dinheiro plástico (cartões) está tudo no alipay e wechat da alibaba, nem tampouco dinheiro em transações, apenas em grandes marcas internacionais via-se a máquina do visa…

– As sessões de debriefing do nosso grupo de 30 pessoas ajudaram muito (aka, conversas no ônibus.

– Os chineses fazem rápido novos produtos para faturar agora, mas também estão trabalhando no “Next Leap”: Quantum AI (?).

– Viemos para cá cheios de pensamentos pré-concebidos, mas descobrimos que existem muitas outras verdades do “outro lado da muralha”. Uma sociedade ocidental no consumo e no cotidiano da cidade e a barreira da língua que é uma realidade é também não falarem inglês era superada por aplicativo de tradução imediatamente proposto por eles, com agilidade e velocidade para interagir conosco.

– Impactante foi perceber a diferença das mentalidades “doers”: imagem do Burj Khalifa VS. a infraestrutura de trens (ref., chegar mais alto VS. todos chegarmos mais longe).

– A visita no supermercado do futuro, onde com a leitura do QR code, vimos a história do produto, composição, modo de preparo, ingredientes e receitas, fabricante, avaliações e a possibilidade do consumidor pedir on off para receber em casa com até 30 min no APP da rede de supermercado.

– Em um outro modelo de supermercado onde na entrada era realizado uma leitura facial e leitura da palma da mão e no espaço tinham câmeras para acompanhamento da pessoa em todo o espaço, possibilitando que ao tocar em um produto e retirando da gôndola, na saída da catraca o valor deste produto era automaticamente debitado em sua conta bancária registrada no APP alipey.

– Os carros elétricos possuem mátriculas/placas verdes e os carros diesel placas azuis, mas não sairão placas azuis.

– A visita ao fabricante do sistema de carro Autônomo já presente em alguns pontos de cidades e estudos para ônibus pequenos, experimentamos isto

– Posso acrescentar o tema do Social Score, índice pessoal e público como uma leitura para fortalecer a mentalidade do bem. E que ajuda em muitas atividades; concursos, empréstimos, posicionamentos de Carreiras.

– Há 30+ anos viam os os chineses em pequenos stands nas feiras tech em San Francisco e Las Vegas. Eles eram desdenhados e até ridicularizados. Hoje eu vi aqui uma super feira high-tech quase que exclusivamente de chineses para chineses.

– Os chineses copiam tudo – e até se orgulham disto – mas transformam continuamente as cópias até o momento que ninguém mais lembra direito como eram os originais.

– ⁠Vimos na WAIC World Artificial Inteligence Conference 2024 em Shanghai uma nova geração de “doers startupeiros”, aquele mix de jovens e inexperientes CEOs + CTOs cheios de energia (e todos eles muito mais preparados que eu quando estive no lugar deles). A feira forte em sistemas para áreas de saúde, finanças, mobilidade humana, robótica, inovação, startups, palestras para manufatura e capacitação ágil.

– Há 30+ anos viam os Jack Welch ser perguntado: “E a China?”, e ele respondeu “Preste muita atenção!”. Hoje eu me pergunto: “E a IA na China?”, e eu me respondo “Preste muita atenção!”

– “Faça tudo muito rápido – com agilidade. Mas também muito devagar – com consistência.” (Esta foi a minha tentativa frustrada de criar um pseudo-provérbio chinês; o que eu tentava falar é que os chineses parecem gostar e saber explorar as ambiguidades… ambidestria, dualidade, yin-yang

– Vimos que 10% de investimento é para educação que possibilitam formar phd’s voltados para projetos que retornam ao estado acelerando o crescimento do país e hoje as universidades chinesas em vários rankings globais já aparecem entre as melhores e eles querem ser referências.

– Vimos um regime de trabalho forte: 996 é o número, ou seja, inicia às 09 horas e cai até as 21 horas, com duas horas de intervalo em 6 dias, folgando aos domingos. E para comércio trabalha se direto.

– O Brasil é difícil. Mas não mais difícil que foi a China há 40 anos. O que nos impede de transformar o Brasil?

Obrigado ao amigo Crisitano Kruel (StartSe) por somar na escrita com este relato em parceria com todo o nosso grupo!

Xièxiè (Obrigado) …

 

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