O impacto positivo da IA e da tecnologia nas empresas. Por Cassio Germano

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Cassio Germano, CEO do Grupo Portfolio. Foto: Divulgação

A jornada da transformação digital, com a ascensão da inteligência artificial (IA), ciência de dados e automação de processos, está moldando irreversivelmente o panorama empresarial contemporâneo. Tornou-se um elemento intrínseco no cotidiano das organizações, pavimentando um caminho sem volta para a inovação e o crescimento.

Um relatório recente da PwC destaca que a IA não é apenas uma tendência, mas uma ferramenta valiosa. Cerca de 44% dos líderes a consideram uma força motriz para a melhoria da produtividade, principalmente por meio da automação.

Outras pesquisas confirmam a força irreversível da IA no mundo dos negócios. O McKinsey Global Institute estima que a IA pode gerar até US$ 13 trilhões para a economia global até 2030, demonstrando seu potencial transformador em diversos setores. No Brasil, a pesquisa Panorama 2024, realizada pela Amcham, indica que a inteligência artificial é a maior tendência que impactará as organizações nos próximos anos, seguida por ESG e produtos e serviços digitais, demonstrando uma crescente maturidade no mercado nacional.

A IA vai além da automação de tarefas, oferecendo uma gama de benefícios para as empresas. Essa tecnologia pode impulsionar a produtividade, otimizar processos, aprimorar a tomada de decisões, gerar ideias valiosas e oferecer experiências excepcionais para clientes e colaboradores, proporcionando maior assertividade e segurança na gestão. Isso aumenta a competitividade e criatividade das empresas, expandindo as oportunidades de negócios e impulsionando o crescimento organizacional.

O Grupo Portfolio, especializado em gestão e tecnologia, está na vanguarda da transformação digital, auxiliando organizações a superarem desafios e aproveitarem oportunidades nesse cenário em constante mudança. Um exemplo é o projeto Observatório do Turismo, implementado pelo Portfolio Tech (braço de tecnologia do Grupo) em parceria com a Secretaria Municipal do Turismo de Fortaleza, premiado como uma das três melhores experiências do Brasil em Gestão de Dados e Inteligência pelo Prêmio Nacional do Turismo do Ministério do Turismo em 2023.

O Observatório do Turismo, um núcleo de pesquisas de gestão turística, utiliza ciência de dados e inteligência artificial para monitorar, analisar e otimizar o setor. Essa moderna metodologia de pesquisa utiliza IA na extração e análise de dados para orientar políticas e novos investimentos no setor.

Com o apoio do Observatório, a taxa de ocupação dos hotéis de Fortaleza aumentou em 20%, gerando uma economia aos cofres do município. Isso demonstra como a IA e a tecnologia podem ser ferramentas poderosas para o desenvolvimento de soluções inovadoras e eficazes para os desafios do mundo real.

É possível desenvolver modelos semelhantes ao do Observatório em outros negócios para auxiliar na construção de cenários e tomada de decisões que resultam em melhor desempenho e resultados tangíveis.

A tecnologia é essencial para as empresas que desejam prosperar no mercado globalizado e competitivo de hoje. Investir em IA é investir no futuro, garantindo maior produtividade, competitividade, inovação e crescimento.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Vídeo de Ciro no centrão: discurso contra Lula e aceno à centro-direita e centro-esquerda

O roteiro de conversas e articulações que aponta Ciro candidato no Ceará

O que você precisa saber sobre a venda da Unifametro para o grupo que controla a Estácio

Disputa entre Ceará e Pernambuco derruba comando da Sudene e escancara guerra por trilhos e poder no Nordeste

Guararapes, Cocó e De Lourdes têm a maior renda média de Fortaleza. Genibaú, a menor

Moraes manda Bolsonaro para prisão domiciliar após vídeo em ato com bandeiras dos EUA

Paul Krugman: Delírios de grandeza (de Trump) vão por água abaixo

Pesquisa AtlasIntel: Crise com Trump impulsiona Lula e desidrata Bolsonaro

Torcida brasileira pode ficar fora da Copa de 2026 nos EUA

Exclusivo: placas de aço produzidas no Pecém fora da lista de exceções de Trump

Reagan vs. Trump: Quando a direita acreditava no mercado, não na ameaça

Levitsky: Trump usa tarifas como arma pessoal e ameaça global à democracia

MAIS LIDAS DO DIA

Prefeitura Empreendedora, chegou sua hora de brilhar!

STF nega aposentadoria especial a guardas municipais

Quaest: prisão de Bolsonaro divide o país, mas maioria vê como justa

Ceará investe R$ 200 milhões em ciência, tecnologia e inovação

Mercado reduz projeção de inflação para 2025, mas IPCA segue acima da meta do BC

Lula é desaprovado por 53,6% da população, aponta pesquisa

A vida como ela é; Por Gera Teixeira

Asilo contra la opresión; Por João de Paula

Ceará registra queda nos preços da gasolina e do etanol, mas continua entre os mais caros do país