Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

O poder dos dados na personalização e experiência do cliente. Por Gabriela Pavan

COMPARTILHE A NOTÍCIA

*Gabriela Pavan, é Sócia-Diretora de Arquitetura e Retail Design da Enredo, empresa de inovação especializada na transformação de negócios, por meio do Branding, Arquitetura e Gestão de Marcas. Especialista em Retail Design e Visual Merchandising pelo IED São Paulo e IED Barcelona (Espanha), com MBA em Design de Interiores e Produção do espaço (Ipog), Gabriela é Arquiteta e Urbanista (UDC-PR) com extensão em Arquitetura e Engenharia pela Università Deli Studi Roma TRE (Itália). Foi a primeira profissional do Centro-Oeste a conquistar Ouro no POPAI Brasil e Honraria no Retail Design Institute, além de ter conquistado reconhecimentos como Prêmio Bornancini e Brasil Design Awards.

Existe um grande poder quando falamos na personalização de dados e experiência do cliente. Isso porque o uso e análise de dados sempre foi muito relevante, mas nos últimos anos ganhou papel estratégico nos mais diversos negócios. Coletar, analisar e aplicar as estratégias de dados permite às empresas oferecer experiências mais relevantes e personalizadas para seus clientes, resultando no aumento da satisfação e fidelização do consumidor.

Os dados podem ser coletados por meio de diversas fontes, como interações com site, comportamento nas redes sociais, histórico de compras e entre outras, fazendo com que a empresa tenha uma visão abrangente de seus clientes e suas preferências. Assim, você começa a etapa de analisar as informações e passa a identificar padrões, tendências e segmentos, compreendendo melhor as necessidades e comportamentos de cada consumidor.

Depois da coleta e análise dos dados primários, as empresas começam a personalizar seus produtos e serviços, de forma a atender as preferências individuais de cada pessoa, incluindo recomendações personalizadas, ofertas especiais, sugestões de produtos e a comunicação direcionada por meio de campanhas de marketing.

A novidade da vez é a integração de dados de diferentes canais de comunicação, como site, redes sociais, e-mails e atendimento ao cliente, dando uma experiência omnichannel aos seus consumidores, de forma a fornecer uma comunicação consistente e contínua em todos os pontos de contato. Com base nos históricos de interações, é possível acompanhar também o comportamento do cliente, assim sua empresa pode antecipar suas necessidades e oferecer soluções proativas antes que ele as solicite.

Os mesmos dados coletados também dão suporte ao atendimento ao cliente, visando melhorar a eficiência e qualidade na comunicação, possibilitando acesso rápido ao histórico de interações e informações sobre o cliente, permitindo uma abordagem mais personalizada e eficaz na resolução de problemas e solicitações.

Dessa forma, cria-se um ecossistema que se retroalimenta de forma positiva por meio de dados. Quando os clientes percebem que suas necessidades foram compreendidas e atendidas de forma personalizada, tendem a se tornarem fiéis e defensores de sua marca. Por isso, digo que é necessário o uso estratégico dessas ferramentas poderosas, lembrando que a tecnologia está em constante evolução e o cliente também, portanto, não fique parado no tempo e se atente às principais tendências.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Fortaleza: Assim como Quaest, Datafolha capta movimento antecipado pela Focus/AtlasIntel

Animado por pesquisas, Lula grava pra Evandro e agenda ato em Fortaleza

Nova Quaest mostra que Focus/AtlasIntel antecipa a dinâmica do voto em Fortaleza

A nervosa dança das pesquisas eleitorais em Fortaleza

Em educação, Brasil investe menos de 1/3 da média da OCDE

A preciosa leitura de Andrei Roman, CEO da AtlasIntel, acerca da disputa de Fortaleza

É hoje: disputa de Fortaleza em estado de expectativa com nova pesquisa Focus Poder + AtlasIntel

Acaba a farra ESG enquanto a crise climática se agrava

A esquerda e o jornalismo estão tontos e não entendem fenômenos como Pablo Marçal

Focus Poder inova no Brasil com formato ‘Smart Brevity’ de notícias ágeis e diretas

Indústria dos “cortes” em vídeo: Lucro fácil, desinformação e realidade eleitoral paralela

Fortaleza: Assim como Datafolha, pesquisa Ideia diz que quase nada mudou em um mês

MAIS LIDAS DO DIA

O Falso Amor Sincero. Por F J Caminha

Fortaleza tem 21 pontos próprios para banho de mar neste fim de semana

Professor. Foto: Divulgação/Governo do Estado

Com investimento de R$ 572 milhões, Ceará terá novas 55 escolas de tempo integral

Polícia Federal prende 31 candidatos em 10 estados

Haddad: descongelamento é resultado de melhor performance da economia

Eleições 2024: candidatos não podem ser presos a partir deste sábado

Governo descongela R$ 1,7 bilhão do Orçamento de 2024

Nunes, Boulos ou Marçal? Quem está à frente nas pesquisas após cadeirada em debate?

Governo Lula amplia multas para incêndios ilegais em meio a seca histórica