
Equipe Focus
focus@focuspoder.com.br
A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) ressaltaram nesta segunda-feira, 20, a importância dos países manterem os seus planos de vacinação para evitar maior impacto da pandemia de COVID-19.
Em comunicado, as duas organizações reiteraram que é vital a manutenção dos serviços de imunização de rotina durante a pandemia, recordando que a situação atual “é um sinal de que as doenças infecciosas não conhecem fronteiras”.
“Todos os países são vulneráveis, independentemente dos níveis de riqueza ou da força dos seus sistemas de saúde. A necessidade urgente de uma vacina para a COVID-19 ressalta o papel central da imunização na proteção de vidas e economias”, disse o comunicado conjunto.
Perante a situação pandêmica atual, a OMS e o Unicef consideram que a importância dos programas nacionais de imunização de rotina “é mais crítica do que nunca”.
“Os governos devem aproveitar todas as oportunidades possíveis para proteger as pessoas das muitas doenças para as quais as vacinas já estão disponíveis”, frisaram, lembrando que proteger crianças, adolescentes e adultos contra doenças através da vacinação é uma obrigação para a sustentabilidade dos sistemas de saúde.







