Os primeiros passos (decisivos?) deste segundo turno; Por Emanuel Freitas

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Esta quinta-feira, 10/10, produziu importantes movimentações que poderá definir os resultados do segundo turno em Fortaleza. Logo pela manhã, declarações do ex-secretário dos governos de Luizianne Lins e petista histórico, Geraldo Accioly, à Rádio O Povo CBN alertava o PT acerca dos erros e da mesmice que estava a observar na campanha de Evandro Leitão.

Com absoluta razão, o petista cobrava que a visita de Lula à cidade, nesta sexta, produzisse acerto entre as lideranças do partido, com destaque para Camilo Santana e Luizianne, que até agora não deu o ar de sua graça nem pôs seu capital político para agir a favor da candidatura de seu partido.

À tarde a movimentação do mercado político se deu pela publicação de uma nota de André Figueiredo, presidente nacional do PDT, em que dava conta da neutralidade do partido e da liberação dos líderes para se posicionarem no pleito. A mesma coisa foi feita, à noite, pelo prefeito José Sarto, lançando um considerável banho de água fria no QG do PT, que esperava uma repetição daquilo que fizera a favor de Sarto, quatro anos atrás, na disputa contra Wagner. Para lembrar: mesmo após os inúmeros ataques que a campanha do PDT desferiu contra Luizianne Lins naquela eleição, o PT deu a Sarto um “apoio crítico”, sendo de vital importância para a estreita vitória contra Wagner.

Agora, com um adversário de extrema-direita muito mais potencializado do que Wagner em 2020, o PDT se cala, mesmo que André tenha sido tantas vezes nomeado, neste primeiro turno, como “filhote de Bolsonaro”.

Dois fatos, porém, deram uma sobrevida ao QG de Evandro: o apoio anunciado de Acilon Gonçalves, importante cacique político da Região Metropolitana e que ainda é filiado ao PL de André; e os números da pesquisa DataFolha, que mostraram um já recuperado fôlego/crescimento após a votação do último domingo, dando mostras de que a eleição poderá ser uma reedição de 2022 não apenas por opor PL e PT, mas também pela margem estreita de votos do vencedor sobre o derrotado.

Apesar disso, dois índices do DataFolha são de vital importância:

1- enquanto André tem 92% de intenção de votos entre os eleitores de Bolsonaro em 2022, permitindo-lhe repetir a estratégia de 1º turno e não “chamar” Bolsonaro para cá, desnacionalizando assim sua campanha, Evandro crava apenas 70% das intenções daqueles que votaram em Lula em 2022 (outros 21% declaram voto em André), o que faz de Evandro um candidato ainda mais dependente do capital político do petista;
2- há uma muralha a ser transposta pelo petista entre os evangélicos: 67% dos entrevistados deste segmento o rejeitam e 69% deles declaram voto em André. Isso deverá fazer a campanha do PL apostar fichas no imaginário do “PT anticristão”.

Se isso foi a quinta-feira, esta sexta será ainda maior, com a presença de Lula na cidade e a estreia do HGPE na tv e no rádio.

Emanuel Freitas da Silva é articulista do Focus Poder, professor adjunto de Teoria Política da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Com pesquisa e patente cearenses, curativo de pele de tilápia chega ao mercado; E o local da indústria?

Domingos Filho entendeu que o gênero é ativo estratégico e Patrícia Aguiar vira peça do PSD para 2026

Editorial Focus Poder: Equilíbrio no comando da CPI do Crime Organizado

Engenharia do negócio — os bastidores do mega distrito digital do Ceará

Conselho Nacional das ZPEs aprova cinco data centers de R$ 583 bilhões e consolida Ceará como Green Digital Hub do Atlântico Sul

Governador do Rio elogia “coragem e determinação” de Elmano após ação que matou sete faccionados em Canindé

No Focus Colloquium, a Política das conveniências: entre a força e o cálculo

Powershoring: o Nordeste no centro da nova revolução industrial

André Fernandes reafrima aval de Bolsonaro para aproximação com Ciro Gomes

Lula e Trump: O encontro que parecia impossível

Ciro volta ao PSDB; Tasso dá missão dupla e oposição mostra força e busca cola para justificar as diferenças

Ciro retorna ao ninho tucano: ao lado de Tasso, mas com o PSDB longe de ser o que já foi

MAIS LIDAS DO DIA

Ceará tem 42,68% de perdas de água; Fortaleza está entre as capitais mais afetadas

Confiança do consumidor sobe e atinge maior nível desde 2024, aponta FGV

Alta estação deve atrair 1,04 milhão de turistas ao Ceará e gerar R$ 7,2 bi na economia

Diploma no porta-luvas: por que profissionais qualificados recorrem ao trabalho por aplicativos no Brasil

Lula agenda visita ao Ceará para inaugurar montadora da GM

Plano de saúde deve custear fórmula para criança com alergia à proteína do leite, decide STJ

Encontro discute a força da boa gestão no Pecém

TST garante indenização para gestante que pediu demissão sem assistência do sindicato

Aécio banca PSDB no centro com veto a Lula e ao bolsonarismo; E como fica Ciro?