Os primeiros passos (decisivos?) deste segundo turno; Por Emanuel Freitas

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Esta quinta-feira, 10/10, produziu importantes movimentações que poderá definir os resultados do segundo turno em Fortaleza. Logo pela manhã, declarações do ex-secretário dos governos de Luizianne Lins e petista histórico, Geraldo Accioly, à Rádio O Povo CBN alertava o PT acerca dos erros e da mesmice que estava a observar na campanha de Evandro Leitão.

Com absoluta razão, o petista cobrava que a visita de Lula à cidade, nesta sexta, produzisse acerto entre as lideranças do partido, com destaque para Camilo Santana e Luizianne, que até agora não deu o ar de sua graça nem pôs seu capital político para agir a favor da candidatura de seu partido.

À tarde a movimentação do mercado político se deu pela publicação de uma nota de André Figueiredo, presidente nacional do PDT, em que dava conta da neutralidade do partido e da liberação dos líderes para se posicionarem no pleito. A mesma coisa foi feita, à noite, pelo prefeito José Sarto, lançando um considerável banho de água fria no QG do PT, que esperava uma repetição daquilo que fizera a favor de Sarto, quatro anos atrás, na disputa contra Wagner. Para lembrar: mesmo após os inúmeros ataques que a campanha do PDT desferiu contra Luizianne Lins naquela eleição, o PT deu a Sarto um “apoio crítico”, sendo de vital importância para a estreita vitória contra Wagner.

Agora, com um adversário de extrema-direita muito mais potencializado do que Wagner em 2020, o PDT se cala, mesmo que André tenha sido tantas vezes nomeado, neste primeiro turno, como “filhote de Bolsonaro”.

Dois fatos, porém, deram uma sobrevida ao QG de Evandro: o apoio anunciado de Acilon Gonçalves, importante cacique político da Região Metropolitana e que ainda é filiado ao PL de André; e os números da pesquisa DataFolha, que mostraram um já recuperado fôlego/crescimento após a votação do último domingo, dando mostras de que a eleição poderá ser uma reedição de 2022 não apenas por opor PL e PT, mas também pela margem estreita de votos do vencedor sobre o derrotado.

Apesar disso, dois índices do DataFolha são de vital importância:

1- enquanto André tem 92% de intenção de votos entre os eleitores de Bolsonaro em 2022, permitindo-lhe repetir a estratégia de 1º turno e não “chamar” Bolsonaro para cá, desnacionalizando assim sua campanha, Evandro crava apenas 70% das intenções daqueles que votaram em Lula em 2022 (outros 21% declaram voto em André), o que faz de Evandro um candidato ainda mais dependente do capital político do petista;
2- há uma muralha a ser transposta pelo petista entre os evangélicos: 67% dos entrevistados deste segmento o rejeitam e 69% deles declaram voto em André. Isso deverá fazer a campanha do PL apostar fichas no imaginário do “PT anticristão”.

Se isso foi a quinta-feira, esta sexta será ainda maior, com a presença de Lula na cidade e a estreia do HGPE na tv e no rádio.

Emanuel Freitas da Silva é articulista do Focus Poder, professor adjunto de Teoria Política da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

PEC da Blindagem ou PEC da Bandidagem?

De “abutre” a aliado: Valdemar declara apoio do PL a Ciro com foco em derrotar o PT no Ceará; Veja vídeo

Ceará pode virar coração digital da América do Sul, diz estudo do BTG

Encontro de Chagas e Rueda em Fortaleza abre articulação decisiva do União

PDT fluminense sonha com Ciro para disputar Governo do Rio de Janeiro

GM vai montar elétrico Spark no Ceará: importante fato novo industrial — e ativo político para Elmano

“Vamos pra cima”: Elmano endurece discurso em meio à onda de violência no Ceará

AtlasIntel: entre criminalidade e economia estagnada, Lula vê erosão no apoio e avanço de Tarcísio

Chiquinho Feitosa reúne Camilo, Evandro e Motta em articulação para 2026

A disputa no Ceará e os passageiros do carro dirigido por Ciro Gomes

Do cientista político Andrei Roman (AtlasIntel): Lula não é favorito em 2026 porque perdeu o ‘bônus Nordeste’

Vídeo de Ciro no centrão: discurso contra Lula e aceno à centro-direita e centro-esquerda

MAIS LIDAS DO DIA

Bancada do Ceará: unidade na PEC, racha no voto secreto

PF investiga Rueda, que foi cortejado por governistas e oposição no Ceará

Inteligência Artificial prevê risco de mais de 1.000 doenças com até 20 anos de antecedência

TST confirma condenação do Vasco em caso de contratação de jogadores adolescentes

MPCE pede interdição de barracas em Canoa Quebrada

Ceará lidera turismo no Nordeste e cresce acima da média nacional

Câmara aprova urgência para projeto que concede anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023

Chamada Nordeste: fila de projetos expõe apetite e pressão por crédit

Rota das Falésias une forças para impulsionar o turismo no Litoral Leste