Novo levantamento do Paraná Pesquisas mostra que o Capitão Wagner (União Brasil) lidera a disputa no Ceará com uma significativa margem de diferença em relação ao candidato do PDT, seja este o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, ou a governadora Izalda Cela.
Nesse ponto, não há supresas. O que mais chama a atenção da nova pesquisa são os índices muito aproximados de RC e Izolda quando confrontados com Wagner. Chama a atenção também a situação numericamente superior de Izolda em relação ao ex-prefeito na pesquisa espontânea, mesmo que o resultado seja na prática um empate em função da margem de erro.
A pesquisa não considerou cenários envolvendo o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, e também o deputado federal Mauro Filho, ambos do PDT e pré-candidatos declarados.
PESQUISA ESPONTÂNEA
São poucos os eleitores que hoje têm clareza quanto ao seu voto quando perguntados sem que lhes seja apresentao a lista de potenciais candidatos. 72% dizem não saber ou não quis responder.
Wagner aparece com 9,9%, Camilo Santana, que não será candidato surge com 2,7% e, supresa, Izolda Cela ganha uma quantidade de menções até superior a RC. 2,3% contra 1,9% do ex-prefeito.
AS DUAS SIMULAÇÕES PARA O GOVERNO
No cenário em que Capitão Wagner disputa contra Roberto Cláudio, o candidato do União Brasil aparece com 43,4% das intenções de voto contra 29,8% de RC. A candidata Adelita Monteiro (Psol) entrou nqa lista submetida aos pesquisados e obteve 2,9% das menções.
No cenário contra Izolda Cela, o deputado federal Capitão Wagner chega aos 46,5% contra 24,2% da governadora. Nesse quadro, Adelita Monteiro vem com 3,2%.
Atentem que não há diferenças significativas entre os resultados obtidos por RC e Izolda nos confrontos com Wagner. Na prática, considerando o limite da margem de erro de 2,5% para cima e para baixo, os resultados são muito similares quando os dois cenários são comparados.
METODOLOGIA DA PESQUISA
Leia Mais
+Paraná Pesquisas indica que eleição de Camilo para o Senado será um passeio
+RC e Izolda empatam na “certeza de voto”, mas o ex-prefeito de Fortaleza é líder na rejeição
+Paraná Pesquisa no Ceará: Lula 44,4%, Bolsonaro 25,8% e Ciro 14,4%