O fato: A nova pesquisa Quaest, divulgada nesta segunda-feira (21), revela que a maioria da população brasileira desaprova o desempenho do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo o levantamento, 51% dos entrevistados rejeitam o trabalho dos parlamentares, enquanto 48% demonstram insatisfação com a atuação da Corte.
Apesar da avaliação negativa, os índices de aprovação são semelhantes: 42% aprovam o Congresso e 41% aprovam o STF. Os percentuais de indecisos ou que não souberam opinar são de 7% e 11%, respectivamente.
Sobre Alexandre de Moraes: A pesquisa também captou a percepção popular sobre a atuação do ministro Alexandre de Moraes, relator das ações contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O resultado mostra um país dividido:
- 41% defendem o ministro
- 41% concordam com as críticas feitas a ele
- 18% não souberam ou preferiram não responder
A polarização reflete o peso político das decisões de Moraes nos inquéritos sobre tentativa de golpe, ataques à democracia e suposta articulação internacional liderada por Bolsonaro e aliados.
Metodologia: O levantamento foi realizado entre os dias 10 e 14 de julho, com 2.004 entrevistas presenciais em 120 municípios brasileiros. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos.