Contexto: Os indicativos são de que a eleição para a Prefeitura de Caucaia será intensa e acirrada. A sugestão contida na pesquisa AtlasIntel é que está em construção na segunda cidade mais populosa do Ceará um quadro de franca polarização eleitoral no município que é uma extensão de Fortaleza. Waldemir Catanho (PT) e Coronel Aginaldo (PL) estão empatados. Na prática, um acirramento ao estilo Lula X Bolsonaro. A pesquisa foi contratada pelo jornal O Povo.
Detalhes:
- Waldemir Catanho (PT) tem 27,6% das intenções de voto, seguido muito de perto por Coronel Aginaldo (PL) com 27,4%.
- O ex-prefeito Naumi Amorim (PSD) registra 21,1%, enquanto Emilia Pessoa (PSDB) aparece com 15,2%.
Cenário:
- Em termos de votos válidos, que excluem brancos, nulos e indecisos, Catanho aparece com 30,3%, apenas 0,4 pontos percentuais à frente de Aginaldo, que tem 29,9%.
- A disputa apertada reflete claramente a polarização entre o candidato apoiado pelo PT e o representante do PL, partido ligado ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que visitou a cidade dias atrás.
- Caso a AtlasIntel tenha captado o real retrato do momento, Caucaia parece reproduzir o cenário com os mesmos indicativos de polarização verificados em Fortaleza (leia aqui).
- Atentem para o papel exercido pelos outros dois candidatos com chances reais na disputa No caso, Naomi e Emília, cujo somatório das intenções de voto alcançam mais de 36%.
O que esperar:
- Caso se mantenham as condições normais de temperatura e pressão, o desenvolvimento da campanha e as próximas pesquisas devem confirmar o quadro polarizado em Caucaia. Ou seja, somente fatos novos de grande envergadura seriam capazes de evitar a situação de intensidade da campanha polarizada entre uma candidatura ligada a Lula e outra ligada a Bolsonaro.
Sobre a AtlasIntel:
- Parceira do Focus Poder nas pesquisas para a eleição de Fortaleza, a AtlasIntel, conhecida pela precisão em suas pesquisas feitas em diversos países, aplica uma metodologia de Recrutamento Digital Aleatório que elimina o viés de entrevistador, garantindo resultados mais próximos da realidade.
- A metodologia utilizada pela Atlas parece identificar com mais precisão a dinâmica das disputas. Foi assim na eleição para o Governo do Ceará, em 2022, quando os resultados da série de pesquisas da Atlas disseram com muita antecedência que o então candidato Elmano de Freitas (PT) havia disparado à frente dos concorrentes, enquanto outras pesquisas ainda o colocavam em terceiro lugar.
Cenários de 2º turno
Quem é quem nos polos de Caucaia:
Coronel Aginaldo é um militar e agora político conhecido por sua atuação como comandante da Força Nacional durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Filiado ao Partido Liberal (PL), ele tem fortes laços com o bolsonarismo e é casado com a deputada federal Carla Zambelli. Aginaldo entrou na política como suplente de deputado federal e está se candidatando à Prefeitura de Caucaia, Ceará, nas eleições de 2024. Sua candidatura representa a continuidade das políticas de segurança pública defendidas pelo governo Bolsonaro.
Waldemir Catanho é filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) e atualmente candidato à Prefeitura de Caucaia, Ceará, nas eleições de 2024. Historicamente ligado à deputada federal Luizianne Lins, ele é ex-secretário da Articulação Política do governo Elmano de Freitas (PT) e conta com o apoio do prefeito Vitor Valim, do governador Elmano, e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Catanho tem uma longa trajetória política dentro do PT e representa as políticas sociais e de esquerda na região. Sua candidatura é central para manter a influência do PT na RMF.