
Equipe Focus
focus@focuspoder.com.br
A Prefeitura de Fortaleza entregou, na tarde desta quinta-feira, 24, a nova Casa da Gestante do Hospital Distrital Gonzaga Mota (Gonzaguinha Messejana) que passa a reforçar o cuidado integral a gestantes e puérperas.
O equipamento, instalado em área superior a 310 m², oferece diversas estruturas. Dentre elas, 20 leitos de repouso, banheiros acessíveis, recepção, copa, sala de convivência e consultório multidisciplinar para atendimentos obstétricos, neonatais, nutricionais e psicológicos. Para a finalidade, foram investidos recursos da ordem de R$ 646 mil.
Para estimular o atendimento humanizado, berços estão estrategicamente distribuídos para assegurar a proximidade entre os bebês recém-nascidos e as suas respectivas mães.
Linha de atendimento
O espaço acolherá mulheres que precisam de acompanhamento no pré e pós parto, além de mães que possuam um recém-nascido na UTI neonatal do hospital. “A Casa da Gestante garantirá maior cuidado, assistência e acolhimento durante a gestação, o parto, o pós-parto e o desenvolvimento neonatal. Até mulheres grávidas, mesmo sem indicação de internação, caso sintam medo de complicações no parto, poderão receber aqui a devida atenção com dignidade e humanização”, ressaltou o prefeito Roberto Cláudio.
Para ter acesso aos serviços da Casa da Gestante, a usuária deve iniciar o pré-natal em uma das 116 Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) do Município e em seguida ser encaminhada para realizar os procedimento de pré-parto no Gonzaguinha da Messejana.
A unidade, além de acolher as mães, otimiza os leitos de enfermaria da maternidade e evita complicações no pós-parto.







