
Equipe Focus
focus@focuspoder.com.br
A Assembleia Legislativa do Ceará aprovou, na última semana, projeto de indicação que propõe a criação da Delegacia Especializada de Combate a Crimes Cibernéticos, que faria parte da Superintendência da Polícia Civil. O projeto de indicação 92/20, de autoria do deputado Renato Roseno (Psol), prevê que a delegacia teria como finalidade “combater todos os crimes praticados contra pessoas naturais ou jurídicas, por meio digital, com jurisdição em todo o estado do Ceará”.
Segundo Roseno, a prática de crimes cibernéticos apresentou um aumento significativo no Brasil nos últimos anos, demandando cada dia maior nível de especialização para o enfrentamento. O parlamentar destaca que as autoridades enfrentam grandes dificuldades no acesso às provas telemáticas para resolução de investigações criminais.
A Delegacia de Combate a Crimes Cibernéticos seria responsável por registrar, investigar, abrir inquérito e adotar os demais procedimentos necessários à elucidação dos fatos e poderia atuar de forma colaborativa e em parceria com as demais delegacias do Estado e outras unidades da Federação.







