PwC: Pesquisa aponta que apostas online agora afetam o varejo

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Bets.Foto: Freepik

O fato: O estudo “O impacto das apostas esportivas no consumo”, da Strategy&, consultoria estratégica da PwC, mostrou que parte do orçamento familiar no Brasil é transferido para apostas esportivas, mas quem também sentiu o duro golpe foi o setor do varejo.

O que diz o estudo: Absurdamente, entre 2020 e 2024, houve um crescimento de 89% do mercado de apostas no Brasil. O volume estimado em 2023 foi estimado entre R$ 60 e R$100 bilhões, com o crescimento de 89% ao ano.

A relevância das chamadas Bets entre os gastos das famílias brasileiras equivale a até 76% do que esses grupos gastam com lazer e cultura, ou 5% do que gastam com alimentação.

Alerta: Neste contexto, percebe-se que a tendência é de um avanço maior, com potenciais implicações nos diversos segmentos de consumo. O estudo aponta que 37% dos trabalhadores do país dizem ter dinheiro sobrando no fim do mês.

Perfil do jogador: Os apostadores de esporte online são formados, em sua maioria, por homens, jovens e de classe média baixa, com concentração no sudeste. Segundo dados do Instituto Locomotiva de setembro de 2023, ao menos 33 milhões de pessoas da população de baixa renda já fizeram apostas esportivas. Entre elas, 22 milhões costumam fazer ao menos uma vez por mês (20% da população de baixa renda).

54% dos respondentes afirmam que a motivação deles para apostar é o desejo de ganhar dinheiro. Em seguida, as opções mais respondidas para a razão de apostar são: gostar da emoção/experiência (42%), gostar da competição (41%), tornar os jogos mais interessantes (36%) e que se trata de um hobby (25%).

Despesas: As despesas com apostas esportivas representam (estimativas para 2023) o dobro dos gastos com streaming de vídeo,12 vezes os gastos com cinema e mais de 40 vezes os valores destinados à compra de ingressos para jogos de futebol.

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