
O fato: Mesmo com o avanço da conectividade no país, 20,5 milhões de brasileiros com 10 anos ou mais ainda não acessam a internet. O dado representa 10,9% da população nessa faixa etária em 2024, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad TIC), divulgada nesta quinta-feira (24) pelo IBGE.
O principal motivo apontado é não saber como usar a internet, citado por 45,6% dos entrevistados, o que corresponde a 9,3 milhões de pessoas. Em seguida, aparecem a falta de necessidade (28,5%) e o alto custo do serviço (7,5%).
O levantamento também mostra que o grupo mais afetado pela exclusão digital é formado por pessoas com baixa escolaridade (73,4% com até o ensino fundamental) e idosos (52,1% do total de desconectados). Entre os idosos que não usam internet, 66,1% afirmam não saber utilizá-la. Ainda assim, o uso vem crescendo nessa faixa etária.
Ao todo, 168 milhões de pessoas com 10 anos ou mais acessaram a internet nos 90 dias anteriores à pesquisa, o equivalente a 89,1% da população desse grupo.
Privacidade preocupa mais os jovens: A pesquisa também identificou que a preocupação com privacidade e segurança digital vem aumentando. Em 2024, 3,8% dos brasileiros desconectados apontaram esse motivo, contra 2,6% em 2022. Entre crianças de 10 a 13 anos que não têm celular, esse percentual chegou a 24,1%, ante 17,2% dois anos antes.
Segundo o analista do IBGE, Gustavo Geaquinto Fontes, essa preocupação muitas vezes parte dos pais ou responsáveis. “Apesar de ser um equipamento importante para comunicação, é uma preocupação de pais”, explica.
Para auxiliar famílias e educadores, a organização Childhood Brasil lançou uma cartilha com orientações sobre segurança digital para crianças e adolescentes.