Relatório da Unesco aponta queda global em investimentos em educação

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O fato: O Relatório de Monitoramento Global da Educação (GEM) 2024, divulgado nesta quinta-feira (31) pela Unesco, apontou uma queda nos investimentos em educação tanto em nível nacional quanto internacional. O estudo revela que, em média, os gastos com educação diminuíram 0,4 ponto percentual em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) global, comprometendo as metas de investimento mínimo em diversos países.

Detalhes: Segundo o relatório, 59 de 171 países não alcançaram a meta de destinar ao menos 4% do PIB e 15% das despesas públicas à educação. Na América Latina e Caribe, por exemplo, a média de investimento em educação caiu de 4,6% do PIB em 2010 para 4,2% em 2022. A redução foi ainda mais acentuada na América do Norte, onde passou de 4,8% para 3,8% no mesmo período. Em contrapartida, o sul da Ásia e a África Subsaariana aumentaram os investimentos em educação nos últimos anos.

O relatório destaca ainda uma estagnação nos gastos por criança desde 2010, além de uma diminuição na ajuda internacional destinada à educação, que caiu de 9,3% em 2010 para 7,6% em 2022.

Desafios: Além das questões financeiras, o relatório aponta novos desafios, como a ausência de infraestrutura básica em escolas e a crescente necessidade de adaptações para enfrentar mudanças climáticas. Atualmente, quase 25% das escolas primárias no mundo não têm acesso a água potável, saneamento e higiene. A Unesco enfatiza que os governos precisam ampliar os investimentos para garantir a segurança e resiliência das escolas.

Outro ponto relevante é a desigualdade no uso de tecnologia educacional. Em países de alta renda, 80% dos adultos conseguem realizar tarefas simples em computadores, como enviar e-mails com anexos, enquanto apenas 30% têm essa habilidade em países de renda média. Em relação a smartphones, a diferença também é significativa: 51% dos jovens em países de alta renda conseguem configurar medidas de segurança, comparados a apenas 9% em países de renda média.

Violência e conflitos: O relatório expõe a escalada de violência e ataques a escolas, totalizando cerca de 3 mil incidentes em 2022, intensificados por conflitos na Ucrânia e Palestina. Em Gaza, 61% das escolas foram diretamente atingidas até julho de 2024.

Liderança na educação: O tema central do GEM 2024 é a liderança educacional, considerada essencial para a eficácia escolar e a qualidade do ensino. Segundo o relatório, líderes bem preparados conseguem criar um ambiente seguro, saudável e inclusivo, além de melhorar o desempenho de estudantes e professores. No entanto, apenas 30% dos países exigem experiência em gestão para diretores escolares, e a diversidade de gênero ainda é um desafio: embora mulheres sejam maioria entre professores, são poucas as que ocupam cargos de liderança.

A reunião global de educação, que apresenta o GEM 2024, ocorre em Fortaleza e segue até sábado (2), reunindo a comunidade internacional de educação para discutir estratégias para alcançar as metas da Agenda 2030.

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