A RZK Energia e Fotus firmaram, nesta quinta-feira, 1º de agosto, uma parceira voltada à geração distribuída de energia e expansão do mercado livre do insumo.
Conforme o Focus apurou, a iniciativa busca desenvolver projetos no Ceará.
A RZK Energia é uma das maiores companhias de geração distribuída renovável e comercialização de energia do Brasil. Recentemente, a empresa, com sede em São Paulo, garantiu um aporte de R$ 150 milhões junto ao Banco Nordeste para a construção de usinas fotovoltaicas no Ceará e no Piauí, onde pretende construir a maior planta de geração distribuída de Teresina.
Além disso, a empresa prevê a instalação de novos ativos no Ceará por meio de uma parceria com o FIT/Santander no total de R$ 200 milhões.
Já a Fotus, sediada no Espírito Santo, é uma empresa do Grupo Litoral focada em distribuição e importação de equipamentos fotovoltaicos em todo o território nacional, sendo uma das marcas mais lembradas em distribuição solar no Brasil, de acordo com estudo publicado em 2024 pela Greener. A empresa conta com mais de 9 mil agentes comerciais cadastrados, também conhecidos como integradores, tendo o Ceará como o estado de maior representatividade em sua rede.