São Paulo vai instituir projeto tarifa zero de ônibus similar ao de Caucaia

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Por Fábio Campos
fabiocampos@focuspoder.com.br 

Com Caucaia como referência de maior cidade do Brasil a instituir o transporte urbano com tarifa zero (veja aqui), projetos similiares começam a se multiplicar no Brasil e está chegando em São Paulo, a grande metrópele nacional.

Segundo reportagem da Folha de S.Paulo, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) está trabalhando para que o projeto saia do papel em 2023, fato que já está sendo apontado como âncora para garantir a sua reeleição em 2024.

Nunes escreveu nas redes sociais que solicitou à SPTrans “um estudo jurídico e financeiro para analisar a viabilidade” da ideia. Na ponta do lápis, afirmam os interlocutores da Nunes, a conta já fecha, diz a reportagem.

Durante a última campanha eleitoral, o então candidato a governador, Elmano de Freitas, aproveitou ato de campanha em Caucaia, cujo prefeito Victo Valim o apoiou, para lançar a proposta de viabilizar a tarifa zero entre as cidades metropolitanas de Fortaleza.

A grande questão é a fonte de recursos para bancar o projeto que tem grande envergadura popular e econômica. No caso de Caucaia, o ônibus grátis é custeado pelo tesouro municipal e gerou intensa dinâmica na mobilidade dos moradores da cidade, com forte repercussão no comércio e, portanto, maior geração de impostos.

Caso a tarifa zero seja posta em prática na RMF, haverá forte pressão para que a Prefeitura de Fortaleza institua política pública semelhante. Assim como São Paulo, o caso da Capital cearense é mais complexo. São cerca de 600 mil passageiros por dia e a Prefeitura terá que buscar fontes extras de recursos para viabilizar.

Em Caucaia, até agosto de 2022, a Prefeitura contabilizava uma média de quase 88 mil “passagens” por dia. Isso significa cerca de 44 mil usuários, considerando que um passageiro usa pelo menos dois transportes por dia (ida e volta).

O impacto é tão significativo que, quando o transporte era pago, a quantidade de passageiros transportados por dia era de 18.512 (ou a metade considerando ida e volta) nos 70 ônibus rodando em 21 linhas.

O Bora de Graça pode ser considerado uma eficiente política de inclusão e de estímulo à economia. Afinal, milhares de trabalhadores formais passam a usar seus vales transportes em compras e outros milhares de informais passam a usar o sistema.

 

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Drones, motos e cidades no limite: por que Fortaleza terá que se adaptar

A análise da reviravolta: PL suspende apoio a Ciro Gomes após ofensiva de Michelle

A aposta limpa do Governo com Spark na frota pública: baixo carbono, eficiência e maior economia

Entenda o incômodo de Michelle com Ciro Gomes

Com Ciro como pivô, racha no bolsonarismo explode no Ceará e expõe disputa por comando no PL

Aeroporto de Jericoacoara. Foto: Divulgação

Entenda o que o leilão dos aeroportos regionais realmente revela

Aécio reposiciona PSDB, abre janela para apoiar Tarcísio e facilita a vida de Ciro no Ceará

Aécio banca PSDB no centro com veto a Lula e ao bolsonarismo; E como fica Ciro?

Com pesquisa e patente cearenses, curativo de pele de tilápia chega ao mercado; E o local da indústria?

Domingos Filho entendeu que o gênero é ativo estratégico e Patrícia Aguiar vira peça do PSD para 2026

Editorial Focus Poder: Equilíbrio no comando da CPI do Crime Organizado

Engenharia do negócio — os bastidores do mega distrito digital do Ceará

MAIS LIDAS DO DIA

Datafolha: Bolsonaristas preferem Michelle e Tarcísio

Maioria vê prisão de Bolsonaro como justa; país se divide sobre onde ele deve cumprir pena

Guaiúba conquista Selo Diamante de Transparência e entra na elite da gestão pública do Ceará