Sebrae fortalece economia e tradição dos municípios com o Vende Mais Mercado

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Vende Mais Mercado lançado na reinauguração do Mercado Público de Tauá (Foto: Prefeitura de Tauá)

Muito além das bancas de frutas, especiarias, carnes e artesanato, os mercados públicos do Ceará guardam uma história que muitas vezes se confunde com a própria formação urbana e cultural dos municípios. São espaços de tradição e convivência entre moradores, turistas e pequenos empreendedores. Preservar essa alma popular e, ao mesmo tempo, impulsionar a competitividade e a sustentabilidade desses territórios é o que move o programa Vende Mais Mercado, iniciativa do Sebrae Ceará que une história, inovação e estratégia para fortalecer o comércio popular em todo o Estado.

Lançado oficialmente na última semana, o programa é voltado à qualificação dos permissionários que atuam nos mercados públicos municipais, com foco na melhoria da experiência de compra, no fortalecimento dos pequenos negócios e na transformação dos mercados em espaços mais atrativos, acessíveis e integrados à dinâmica econômica e cultural das cidades.

O Vende Mais Mercado vai além da reestruturação física dos mercados. Nós trabalhamos o comportamento empreendedor, a abordagem comercial, o posicionamento de produtos, a ambientação dos espaços e a valorização da identidade regional. É uma iniciativa pensada para tornar os mercados públicos ambientes mais acolhedores, organizados e preparados para atender moradores e turistas”, explica Sílvio Moreira, articulador da Unidade de Competitividade do Sebrae/CE.

O programa atua em parceria com as prefeituras municipais para reposicionar os mercados públicos como verdadeiros polos de desenvolvimento. A atuação se dá por meio de capacitações em gestão, atendimento ao cliente, boas práticas sanitárias, marketing, design de ambientação, comunicação visual e valorização de produtos e saberes locais. A proposta também inclui a articulação de programações culturais e o incentivo à oferta de produtos típicos como gastronomia regional e artesanato.

Um dos exemplos mais recentes do impacto desse programa é a revitalização do Mercado Público José Fernandes Castelo e do Centro de Negócios de Tauá, no Sertão dos Inhamuns. Em um projeto realizado em conjunto com a Prefeitura Municipal, o Sebrae Ceará teve papel essencial na qualificação dos empreendedores locais, promovendo oficinas e consultorias voltadas à estruturação dos negócios com foco no atendimento de qualidade e na promoção dos produtos da região.

A estratégia de atuação considera que muitos mercados públicos cearenses apresentam alto potencial turístico e cultural, o que pode ser explorado de forma planejada para atrair mais visitantes e movimentar a economia urbana.

Identificamos que alguns mercados têm forte potencial turístico, então trabalhamos a melhoria do atendimento, a diversificação de produtos, a forma mais atrativa de expor os itens e a valorização da cultura local. É um processo que respeita as raízes e, ao mesmo tempo, projeta esses espaços para o futuro”, reforça Sílvio Moreira.

O Vende Mais Mercado integra uma estratégia maior da instituição voltada à promoção do desenvolvimento territorial sustentável, à valorização dos produtos e saberes regionais e ao fortalecimento da identidade empreendedora dos municípios cearenses.

Com presença nos territórios, escuta ativa, articulação com o poder público e soluções personalizadas, o Sebrae Ceará reafirma seu papel como parceiro estratégico do desenvolvimento local. E ao transformar os mercados públicos, ajuda a transformar também a relação das pessoas com a cidade, com a cultura e com o próprio ato de empreender.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Guararapes, Cocó e De Lourdes têm a maior renda média de Fortaleza. Genibaú, a menor

Moraes manda Bolsonaro para prisão domiciliar após vídeo em ato com bandeiras dos EUA

Paul Krugman: Delírios de grandeza (de Trump) vão por água abaixo

Pesquisa AtlasIntel: Crise com Trump impulsiona Lula e desidrata Bolsonaro

Torcida brasileira pode ficar fora da Copa de 2026 nos EUA

Exclusivo: placas de aço produzidas no Pecém fora da lista de exceções de Trump

Reagan vs. Trump: Quando a direita acreditava no mercado, não na ameaça

Levitsky: Trump usa tarifas como arma pessoal e ameaça global à democracia

GLP-1 no Brasil: promessa de milagre, preço de privilégio

O Pix da histeria à omissão: por que a direita gritou contra o governo e calou diante dos EUA

Ciro Gomes caminha para filiação ao PSDB após almoço com cúpula tucana, em Brasília

AtlasIntel: 62% dizem que tarifa de Trump contra o Brasil é injustificada; 41% veem punição por Brics

MAIS LIDAS DO DIA

TST culpa escola por depressão de professor acusado por pai de aluno

O oito de janeiro parlamentar

Disputa entre Ceará e Pernambuco derruba comando da Sudene e escancara guerra por trilhos e poder no Nordeste

Chegando ao destino. Por Angela Barros Leal

Petrobras lucra R$ 26,7 bilhões no 2º trimestre de 2025 e acelera investimentos no pré-sal

Sebrae fortalece economia e tradição dos municípios com o Vende Mais Mercado

Na “casa da justiça”: Desembargador agressor de ex-companheira é “punido” com aposentadoria

Saques superam depósitos na poupança em R$ 6,25 bilhões em julho, aponta Banco Central

Bolsonaro afirma que oposição já reuniu 41 assinaturas por impeachment de Alexandre de Moraes