Ser diferente não é uma escolha. É o único caminho para a sua marca sobreviver. Por Ciro Rocha

COMPARTILHE A NOTÍCIA

*Ciro Rocha é fundador da Enredo, uma empresa de inovação especializada na transformação de negócios, por meio do Branding, Arquitetura e Gestão de Marcas. Administrador com extensão em Strategic Marketing pela HEC Management School (ULg, Bélgica), MBA em Marketing (FGV), especialista em Branding (Insper/SP) e Service Designer, Ciro projetou estratégias para marcas como Oi, Mitsubishi Corp., Ipiranga, Grupo Mitsui, Ambev, Nestlé e Ponto Frio. Foto: Divulgação

Se diferenciar é uma estratégia eficaz para destacar-se no mercado e garantir a sobrevivência de uma marca. Dentro do mundo dos negócios, onde tudo é altamente competitivo, saber contar histórias e oferecer algo exclusivo aos clientes, tende a ser um diferencial importante.

Porém, nem só a diferenciação de marcas garante sua sobrevivência. É possível observar diversas abordagens para garantir o sucesso de uma marca, e cada uma pode ser relevante em diferentes contextos. É preciso apostar nas adaptações das estratégias de marketing, que geralmente são eficazes às mudanças de mercado e desempenham um papel importante na sobrevivência de uma marca, além da diferenciação de outros elementos, como qualidade de produto e atendimento ao cliente.

Podemos observar claramente que as empresas entendem que revisar suas missões, visões e valores vale a pena para aumentar o número de clientes e, consequentemente, expandir-se, alcançando suas metas. Para se ter uma ideia, em 2020, as pesquisas no Google por rebranding dispararam, atingindo mais de 80% no mesmo ano.

Essa nova visão pode envolver diversos aspectos, como a vontade de oferecer produtos ou serviços mais inovadores, adotar uma nova abordagem de marketing ou até fornecer uma experiência excepcional para o cliente. É importante entender as necessidades e desejos do seu público-alvo, identificando as maneiras de atendê-los e, assim, se diferenciando em relação aos concorrentes.

É sempre importante ressaltar que a diferenciação por si só, pode não ser o suficiente. Na maioria das vezes uma marca também precisa se adaptar às mudanças de mercado. Para isso, torna-se importante apostar em pesquisas de desenvolvimento, para assim, manter-se atualizada com as tendências e poder oferecer um valor real para os consumidores. Não à toa, já existem empresas que auxiliam as marcas nestes processos, estudando a fundo e trazendo uma estratégia eficaz para a sobrevivência, considerando todos os fatores para garantir sucesso a longo prazo.

Portanto, posso afirmar que ser diferente não é uma escolha no mundo atual. Se diferenciar faz parte do processo de estruturação de uma marca de sucesso, que se reinventa a cada momento para sobreviver. Fique atento!

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Do cientista político Andrei Roman (AtlasIntel): Lula não é favorito em 2026 porque perdeu o ‘bônus Nordeste’

Vídeo de Ciro no centrão: discurso contra Lula e aceno à centro-direita e centro-esquerda

O roteiro de conversas e articulações que aponta Ciro candidato no Ceará

O que você precisa saber sobre a venda da Unifametro para o grupo que controla a Estácio

Disputa entre Ceará e Pernambuco derruba comando da Sudene e escancara guerra por trilhos e poder no Nordeste

Guararapes, Cocó e De Lourdes têm a maior renda média de Fortaleza. Genibaú, a menor

Moraes manda Bolsonaro para prisão domiciliar após vídeo em ato com bandeiras dos EUA

Paul Krugman: Delírios de grandeza (de Trump) vão por água abaixo

Pesquisa AtlasIntel: Crise com Trump impulsiona Lula e desidrata Bolsonaro

Torcida brasileira pode ficar fora da Copa de 2026 nos EUA

Exclusivo: placas de aço produzidas no Pecém fora da lista de exceções de Trump

Reagan vs. Trump: Quando a direita acreditava no mercado, não na ameaça

MAIS LIDAS DO DIA

STF abre credenciamento para julgamento de Bolsonaro e aliados no caso da trama golpista

Governo anuncia R$ 12 bi de crédito para inovação da indústria 4.0

Inflação em queda: prévia de agosto registra deflação de 0,14% com energia, alimentos e combustíveis mais baratos

Fortaleza. Beira Mar

Prefeitura de Fortaleza suspende permissões por 180 dias para reordenar a Beira-Mar

Vale-transporte na mira do STF um benefício social não pode virar tributo; Por Érica Martins

Hapvida dá passo ousado no Rio: hospital barato, estratégia bilionária

A advocacia em transformação: do papel à inteligência artificial – Quatro décadas de evolução na prática jurídica. Por Cleto Gomes

A disputa no Ceará e os passageiros do carro dirigido por Ciro Gomes