O fato: O índice de gerentes de compras (PMI) do setor de serviços do Brasil subiu para 55,8 em setembro de 2024, após ter registrado uma queda no mês anterior, de acordo com dados divulgados pela S&P Global. O índice reflete uma forte expansão no setor e foi acompanhado por um otimismo elevado para o próximo ano, atingindo o maior nível de expectativas em mais de um ano.
O contexto: O PMI mede a atividade econômica com base em indicadores como produção, novos pedidos, emprego e preços. Um índice acima de 50 indica crescimento, enquanto abaixo de 50 sinaliza contração. O avanço do PMI em setembro foi puxado por uma melhora nas condições de demanda, consolidando o trimestre encerrado como o mais forte para o setor de serviços desde o segundo trimestre de 2022.
Embora a demanda tenha mostrado recuperação, o crescimento do emprego no setor desacelerou, registrando o nível mais fraco em sete meses. As empresas, segundo a pesquisa, conseguiram gerenciar os volumes de trabalho existentes, mas a falta de mão de obra e reestruturações internas dificultaram os esforços de contratação.
Detalhes: Pollyanna De Lima, diretora associada econômica da S&P Global Market Intelligence, comentou sobre a recuperação do setor, destacando que “as condições de demanda melhoraram significativamente, o que impulsionou o desempenho do setor de serviços”. No entanto, ela alertou que as dificuldades com recrutamento e custos elevados continuam a ser desafios. “As pressões sobre os custos permaneceram em um dos níveis mais altos já registrados em mais de um ano e meio, com empresas relatando aumentos em categorias como eletricidade, internet e alimentos.”