
O fato: O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, a aquisição da ExportData Company I pela ByteDance, controladora do TikTok. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (5).
Valor e operação: O valor da transação não consta nos documentos analisados pelo Cade. A Casa dos Ventos, vendedora da empresa, explica que a capacidade de processamento do data center e o faturamento estimado dependerão diretamente do investimento realizado.
Zona de Processamento de Exportação (ZPE): A operação permitirá que a empresa atue na ZPE do Ceará, área com regime tributário e cambial especial, voltada à produção de bens e serviços destinados ao mercado externo. Embora ainda não esteja em funcionamento e sem ativos, a empresa já recebeu autorização do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE) para iniciar atividades.
Primeiro data center na América Latina: Em dezembro de 2025, o TikTok confirmou a construção do seu primeiro data center na América Latina, localizado no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), no Ceará.
O projeto prevê investimento total superior a R$ 200 bilhões ao longo de todas as fases. O empreendimento será realizado em parceria com a Omnia, operadora de data centers do grupo Pátria Investimentos, e a Casa dos Ventos.







