O fato: Com o feriado prolongado da Proclamação da República, o Ceará se prepara para um aumento expressivo no turismo. Segundo dados da Decolar, o estado espera um crescimento acima de 21% no número de visitantes, impulsionado pelo fato de a data cair em uma sexta-feira, favorecendo viagens prolongadas. Em 2023, o feriado caiu em uma quarta-feira, limitando o fluxo turístico. Este ano, Fortaleza e Juazeiro do Norte figuram entre os destinos mais buscados, consolidando o Ceará como um dos principais polos turísticos do Nordeste.
Estrutura e ocupação hoteleira: O Aeroporto Internacional de Fortaleza terá 16 voos extras, principalmente de cidades como Rio de Janeiro, Manaus e Guarulhos. Belo Horizonte, por sua vez, terá dez voos adicionais, a maior quantidade de conexões diretas. De acordo com a Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), a ocupação hoteleira deve alcançar 85%, um crescimento de 20% em relação ao ano anterior. A estimativa é de que mais de 170 mil turistas visitem o estado neste feriado, superando os 138 mil registrados em 2023.
Fortaleza em destaque: De acordo com a Kayak, plataforma de busca de viagens, Fortaleza aparece como o quinto destino mais procurado para o feriado de 15 de novembro. A capital cearense atrai turistas devido à queda no preço médio das passagens, posicionando-se ao lado de cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Salvador. “O feriado prolongado gera impacto positivo na economia e beneficia o setor de serviços”, afirma a secretária de Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque.