Um título póstumo da UFC a Luís de Gonzaga Mendes Chaves, pioneiro das Ciências Sociais no Ceará

COMPARTILHE A NOTÍCIA

A Universidade Federal do Ceará (UFC) concedeu, na quarta-feira (28), o título póstumo de Professor Emérito a Luís de Gonzaga Mendes Chaves (1937-1975), um dos fundadores do curso de Ciências Sociais e um dos primeiros a desenvolver estudos antropológicos no estado.

  • Cerimônia: O título foi entregue pelo reitor Custódio Almeida a Augustino Lima Chaves, filho de Luís de Gonzaga e articulista do Focus Poder, durante uma cerimônia no auditório da Reitoria. Luís Chaves, neto do homenageado, destacou em seu discurso o compromisso do avô com a excelência acadêmica e seu legado na UFC. “O que Luís de Gonzaga Mendes Chaves fez foi o suficiente para nos trazer inspiração, um marco de valores, de dedicação e nos coloca essa exigência de continuar”, afirmou.
  • Legado Acadêmico: De acordo com o reitor Custódio Almeida, o trabalho de Luís de Gonzaga na UFC “lançou as sementes das Ciências Sociais” na instituição, especialmente no campo da Antropologia. Ele destacou o papel de Chaves na fundação do então Instituto de Antropologia, onde realizou pesquisas sobre comunidades pesqueiras e agricultura no Ceará.

Perfil do homenageado:

  • Natural de Nova Russas (CE), Luís de Gonzaga formou-se em Direito pela UFC e em Ciências Sociais pela Universidade de Bonn, na Alemanha. Fez mestrado em Antropologia no Museu Nacional do Rio de Janeiro, de 1969 a 1971.
  • Em 1967, viveu em Almofala, onde estudou a vida de pescadores e a subsistência local, experiência que resultou no livro Almofala, trabalho e subsistência em uma aldeia pesqueira.
  • Também foi professor de Alemão na antiga Casa de Cultura Germânica da UFC e tradutor da obra Economia e sociedade de Max Weber.
  • Lecionou Sociologia Rural e Teoria Sociológica no curso de Ciências Sociais da UFC.

O que eles disseram:

  • “Luís era um homem correto, reflexivo, com uma inteligência que honrou as Ciências Sociais e a própria UFC,” comentou o Prof. Hélio Barros, colega de docência e cofundador das Ciências Sociais na UFC.
  • “Seu trabalho na UFC deixou marcas presentes até hoje, abrindo as portas do amanhã na Instituição,” destacou o reitor Custódio Almeida.

Por que importa: A homenagem a Luís de Gonzaga Mendes Chaves reforça o reconhecimento da UFC aos pioneiros que ajudaram a estabelecer e consolidar o campo das Ciências Sociais no Ceará, mantendo vivo o legado de inovação e pesquisa acadêmica.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Chagas Vieira entra no jogo e embaralha o xadrez governista

Morte de Mario Vargas Llosa, o liberal, marca o fim de uma era na literatura latino-americana

Kristalina, Ph.D., CEO e… “mulherzinha” para Lula

Izolda na Califórnia e uma estridente conta política no Ceará

Tarifaço de Trump transforma a economia global em drama

Como Trump pode turbinar o protagonismo da China

O clássico britânico David Ricardo é cancelado em Washington

Nem censura estatal, nem patrulha ideológica: Obama pede nervo às universidades

Pesquisa Quaest: Lula segura a ponta, mas perde fôlego

Análise da pesquisa: Lula sangra e governadores aliados entram em alerta

LATAM Pulse: Lula despenca, Milei e Boric patinam e Petro lidera impopularidade; Sheinbaum resiste

Latam Pulse Brasil da Atlasintel: A preço de hoje, a direita leva

MAIS LIDAS DO DIA

A cruz de cada um. Por Angela Barros Leal