
Equipe Focus
focus@focuspoder.com.br
A Universidade Federal do Ceará iniciou, na segunda-feira, 13, envio de novos computadores para equipar unidades acadêmicas em Fortaleza e no Interior. Na manhã de ontem, o reitor Cândido Albuquerque esteve no Almoxarifado Central do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra para dar início ao processo, em companhia do vice-reitor Glauco Lobo Filho e de vários integrantes da administração superior da UFC.
O primeiro campus do interior do Estado a ser contemplado será o de Crateús, cuja remessa partiu ainda no início da manhã de hoje, 14. Em seguida, será a vez de Sobral, Quixadá e Russas receberem suas máquinas desta primeira leva, que compreende 450 computadores. O mesmo ocorrerá com as unidades em Fortaleza.
“Com esses equipamentos, nós resgatamos a possibilidade de participação dos nossos alunos, dando a eles a condição de se integrar nas atividades remotas”, informou o reitor na ocasião. Laboratórios de informática, bibliotecas, áreas de convivência e residências universitárias serão alguns dos novos “lares” dessas máquinas, todas de uso coletivo.
Em sua utilização, os recursos tecnológicos estarão sujeitos ao protocolo vigente de biossegurança para a simultaneidade de atividades administrativas presenciais e letivas remotas, instituído pela Portaria nº 572 do Ministério da Educação (MEC), de 1º de julho de 2020.
De acordo com o pró-reitor de Planejamento e Administração, Prof. Almir Bittencourt, a aquisição dos equipamentos foi resultado de um projeto enviado pela UFC ao MEC ainda em dezembro do ano passado. O investimento foi da ordem de R$ 3 milhões e receberá reforço em breve.







