
Equipe Focus
focus@focuspoder.com.br
Um ventilador mecânico de baixo custo, projetado por um grupo de universitários e profissionais do Ceará, foi desenvolvido em três semanas. O dispositivo poderá ser até cinco vezes mais barato que o normal. O projeto “Rispira” tem equipe formada por 22 pessoas das áreas de engenharia, saúde, design e marketing. A fase agora é de buscar fundos para produzir o protótipo.
A equipe de desenvolvedores compreende alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), além de estudantes da Universidade Estadual do Ceará (Uece), da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Universidade de Fortaleza (Unifor) e do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec).
A ideia foi de Eduardo Morais, 30, estudante do curso de Engenharia Mecatrônica no IFCE. O ventilador mecânico foi orçado em R$ 3 mil reais. Vale ressaltar que o aparelho mais barato existente hoje custa em média R$ 15 mil. O dispositivo apresenta design simples, bateria interna e interface limpa, além de fácil ajuste de temperatura do umidificador.
https://www.instagram.com/p/B_BNfpeHpnX/?utm_source=ig_embed







