A quarta pesquisa FocusPoder/AtlasIntel, a última antes da eleição deste domingo, indica que o segundo turno da disputa pela prefeitura de Fortaleza será entre o petista Evandro Leitão e o bolsonarista André Fernandes (PL). Numa parelha cabeça a cabeça, 27,7% contra 27,5%, os dois estão tecnicamente empatados, mas Leitão aparece numericamente à frente por somente 0,2 ponto percentual.
Outra boa notícia para Evandro e André é que os dois mantiveram uma linha de crescimento constante desde o início da série da Atlas. Em cinco pesquisas, considerando a consulta realizada em dezembro passado, quando o quadro político só permitia fazer simulações, a dupla só cresceu e nunca caiu, ao contrário dos outros concorrentes mais diretos.
Leia aque a análise da pesquisa em texto do cientista político Emanuel Freitas
Caso a apuração das urnas eletrônicas confirmem os dados levantados lea AtlasIntel, Fortaleza terá um embate direto entre esquerda e direita, o primeiro da História após a ditadura militar na qual os dois concorrentes finais se autodeclaram polos opostos. Será a primeira vez que Fortaleza terá um candidato no segundo turno que se declara de direita.
O quadro que possivelmente vai se consolidar no domingo da eleição, salvo surpresa de última hora, é o mesmo que foi antecipado em comentário do editor do Focus Poder, Fábio Campos, em texto de abril passado, sugerindo que a polarização poderia marcar o destino das eleiçõpes de Fortaleza.
Veja o quadro de votos
Quadro considerando votos válidos
A evolução em cinco pesquisas AtlasIntel
O detalhe é que a AtlasIntel fez agora a mais ampla pesquisa da série contratada pelo Focus Poder. Desta vez, foram 2.661 respondentes, o que permite uma margem de erro de apenas dois pontos percentuais para cima ou para baixo. Nas três pesquisas anteriores, a quantidade de respondentes girou em torno de 1.200 eleitores com margem de erro de três pontos.
A margem de erro mais baixa indica que há uma folga entre o pelotão duplo da frente e o terceiro colocado, o prefeito José Sarto (PDT) que corre por fora da raia e manteve uma discreta linha de crescimento entre a pesquisa de 23 de setembro (22%) e a de hoje, quando alcançou 22,8%.
Já o candidato Capitão Wagner (União) foi o que mais sofreu perda de vigor entre a pesquisa de 23 de setembro e a de agora. O candidato do União Brasil saiu de 21% para 17,3%, se distanciando dos demais dos com um escore acima da margem de erro.
Em conversa com o Focus Poder, o CEO da AtlasIntel, Andrei Roman avaliou que não se pode afirmar que mudanças no quadro levantado pela pesquisa não sejam possíveis, mas que é improvável que o a dupla que forma o pelotão da frente seja desbancada pela candidatura de José Sarto. “Não é provável. Há uma distância significativa, mas não se pode afirmar que o prefeito está fora do jogo”.
Veja a metodologia AtlasIntel