
Equipe Focus
focus@focuspoder.com.br
A reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) publicou, nesta segunda-feira, 15, um comunicado informando que a instituição está perto de fechar as suas portas no 2º semestre deste ano por falta de verba.
No comunicado, a reitora e o vice-reitor da instituição, Denise Pires de Carvalho e Carlos Leão Rocha, dizem que o retorno presencial completo não será possível no ano de 2020 se não houver uma vacina ou um medicamento eficaz contra a COVID-19.
De acordo com a reitoria, o orçamento da instituição de ensino para este ano não é suficiente para o pagamento de contas como água, eletricidade, limpeza e segurança.
“A UFRJ fechará suas portas por incapacidade de pagamento de contas de segurança, limpeza, eletricidade e água. O governo optou pelos cortes, e não pela preservação dessas instituições”, diz os gestores da instituição, em artigo publicado em O Globo
Caso as portas sejam realmente fechadas, as atividades de educação e pesquisa serão paralisadas, o que afetaria estudos pré-clínicos de duas vacinas brasileiras contra a COVID.