
Especialistas estimam que devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus, tivemos um salto tecnológico de, no mínimo, dez anos. Do mercadinho a redes de supermercados, o fato incontestável é: aqueles que conseguiram se atualizar, além de se manterem no mercado, obtiveram um aumento em suas vendas, assim como aqueles que não conseguiram implantar soluções digitais em seus negócios foram obrigados a fechar suas portas.
Esse cenário não se abstém da nossa área contábil. Pelo contrário, quando pensamos em novas tecnologias, ferramentas de automação, inteligência artificial, atualização profissional, atendimento personalizado, e conformidades com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), todos esses temas levam para a mesma direção, a contabilidade.
Nessa perspectiva, enxergo como principais desafios para 2022 a resistência de atualização por uma parcela dos profissionais contábeis e a falta de infraestrutura para a implementação dessas novas ferramentas nas organizações. No entanto, não vejo com pessimismo essa realidade, pelo contrário, é momento de arregaçar as mangas e buscar se inteirar sobre os avanços tecnológicos, gestão de empresa, tirar proveito do marketing digital, e áreas afins.
A contabilidade 4.0, que até pouco tempo se apresentava como a contabilidade do futuro, já é presente. Gerar a guia de um imposto e estar por dentro das últimas atualizações técnicas e legislativas não é suficiente. Lógico que é imprescindível para um contador conhecer informações técnicas sobre a atividade profissional, mas saber fazer uso de aplicativos para ter uma comunicação direta com seus contratantes significa uma economia de tempo, assim como a adoção de sistemas de gestão que proporcionarão celeridade à atividade. Isso faz uma grande diferença na entrega dos resultados para os clientes.
Já basta dessa visão que o contador é aquele profissional atrelado apenas ao serviço burocrático, a tendência é nos tornarmos profissionais estratégicos, consultivos e antenados com as novas atualizações tecnológicas. Precisamos que o empresário ou empreendedor que contrate um contador tenha a certeza da visão ampla que esse profissional possui.
Hoje, à frente do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará, estou rodeado de empresários contábeis, profissionais de excelência, que já desenvolveram essa visão estratégica, consultiva e criativa. E essa é a cultura que queremos levar para toda a categoria contábil do Estado do Ceará.