Novos tempos para a advocacia, Por Lucas Asfor

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Lucas Asfor, Doutorando em Direito Processual Civil pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Ciências Jurídico-Políticas pela Universidade de Lisboa (FDUL). Advogado. Presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE) – 2022/2024.

Por Lucas Asfor
Post convidado

Agosto é uma época especial para advogados e advogadas. É quando celebramos o mês da advocacia e o Dia do Advogado, que será comemorado no próximo dia 11. Esta data desperta em mim um sentimento de orgulho por pertencer a esta valorosa categoria, cujo mister é defender os direitos dos cidadãos e garantir o respeito à Constituição Federal e ao Estado Democrático de Direito.

Entretanto, como presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE) – gestão 2022/2024 – carrego comigo um sentimento ainda mais forte, que é o de responsabilidade. Responsabilidade em cuidar da advocacia e de trabalhar unindo esforços para que tenhamos uma categoria cada vez mais forte e amparada.

Estamos chegando ao oitavo mês de nossa gestão e podemos nos orgulhar em dizer que este ainda curto período de trabalho já vem rendendo bons frutos e inaugurando um novo tempo não só para nossa CAACE como também para a advocacia cearense. O primeiro passo para alcançarmos uma gestão de sucesso foi compreender que grandes resultados não são construídos em processos solitários, mas sim através da união de esforços conjuntos, em sinergia, e mirando um trabalho convergente na busca de grandes resultados. Neste objetivo, passamos a caminhar juntos com a OAB-CE que, através da gestão do presidente Erinaldo Dantas, não tem medido esforços para melhor nos atender e viabilizar nosso trabalho de levar sempre o melhor para a advocacia.

Na CAACE, possuímos diversos serviços que atendem a advogados e advogadas, bem como seus dependentes. Por uma contribuição simbólica de anuidade, a categoria passa a ter direito a serviços como odontologia, pilates, RPG, nutrição, fisioterapia, fonoaudiologia, dentre outros. Possuímos também diversos serviços complementares gratuitos à advocacia, como remoção hospitalar através de ambulância própria; massoterapia; pesquisa jurídica; transporte para advogados, com rotas que ligam os principais fóruns de Fortaleza; aferição de pressão; medição de glicemia e muitos outros benefícios. Destaco também que possuímos convênio com cerca de 900 empresas de diversos segmentos, que ofertam, de forma simples e fácil, descontos em seus produtos e serviços para toda a classe advocatícia da Capital e do interior. Um outro benefício que ofertamos vem da parceria com a Unimed Fortaleza, que oferece à categoria o direito a preços e condições especiais em planos de saúde.

Além das facilidades já citadas, seguimos realizando diversas campanhas pontuais com o objetivo de congregar e fortalecer nossa categoria. Vacinação contra a gripe para advogados e advogadas; celebração de datas comemorativas junto à advocacia; valorização do esporte através de eventos como o I CAACE Open de Beach Tennis e do apoio às equipes de futebol da advocacia; São João da Advocacia; presença constante nas cerimônias de entrega de carteira para novos advogados, a fim de apresentá-los os serviços de nossa Caixa de Assistência, dentre diversas outras ações.

Recentemente, brindamos a advocacia com mais um serviço, que foi a reabertura da Farmácia CAACE, que funciona no Fórum Clovis Beviláqua e que estava fechada desde 2020, devido à pandemia da Covid-19. O local foi reinaugurado totalmente repaginado e ofertando serviços e medicamentos a preços acessíveis, facilitando a vida de quem trabalha no Fórum e que precisa adquirir algum medicamento.

Um outro pilar importante de nossa gestão é a interiorização de nossos serviços em todo o Estado. Nossa luta incansável é para que, onde houver um advogado, seja na Capital ou no mais remoto interior, lá estejam os serviços da CAACE. Para isso, temos realizado sistematicamente a entrega de computadores e outros materiais para as subsecções situadas em todo o Ceará, com o objetivo de melhor estruturar estes locais. Também mantemos diálogo contínuo com todos os presidentes destas subsecções, para que conheçamos suas principais demandas e para que possamos, dentro de nossas possibilidades, sanar tais necessidades. Neste sentido, realizamos, no mês de junho, o I Colégio de Presidentes das Caixas de Assistência dos Advogados nesta gestão, onde ouvimos a todos os gestores e, desde então, já estamos viabilizando maneiras de suprir suas necessidades.

Por fim, ressalto aquela que, para mim, é a principal bandeira desta gestão e que, sem dúvidas, tornar-se-á um marco para nossa advocacia, que é a construção da nova sede da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará, prédio que ficará situado ao lado da sede da OAB-CE, no bairro Guararapes. Mais que uma simples mudança física de local, a nova sede da CAACE otimizará tempo e fluxo para advogados e advogadas, bem como facilitará o trabalho em conjunto entre OAB-CE e CAACE. Em janeiro, lancei, ao lado do presidente Erinaldo Dantas e de diversos nomes que contribuíram e contribuem na construção de nossa Caixa de Assistência ao longo destes 79 anos, a pedra fundamental da edificação. E nesta pedra, depositei meu sonho em erguer tal construção. Sabedor de que o trabalho é a melhor ferramenta para concretizar sonhos, não venho medindo esforços para torná-lo realidade.

Em 2023, a CAACE chegará a oito décadas de existência. A luta diária é para que, através de nossa gestão participativa e com o esforço conjunto de todos, possamos celebrar esta data com muitas conquistas e novidades em prol da advocacia. Hercúleo tem sido nosso trabalho; muito já foi feito para o fortalecimento de nossa categoria. Temos, ainda, fôlego para muito mais e um desejo infindável de contribuirmos sempre e sempre para uma advocacia mais forte e com um papel social ainda mais relevante.

Leia Mais
+ A missão do advogado entre o perigoso apelo midiático e a necessária coragem do julgador, por Leandro Vasques
+ Quem tem medo dos números? Por Uinie Caminha
+ A profissão da democracia, por Gabriel Brandão
+ OAB de portas abertas, por Erinaldo Dantas

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Fiel da balança, Cid se impõe, Camilo e Elmano cedem: Santana desiste da Assembleia

Camilo, Cid, Elmano e Evandro: em pote cheio de mágoas, basta a gota d’água

Rompimento de Cid em “pause” com o camilismo retomando negociações

O jabuti obsceno de Sarto: licitação bilionária no apagar das luzes da gestão nocauteada pelos eleitores

Bom senso prevalece e UFC mantém nome de Martins Filho na Concha Acústica

Concha Acústica da UFC: homenagem ou revisão histórica?

André continua protegendo Inspetor, mas Capitão dispara a metralhadora

Desmonte: falta medicamentos no IJF e Ministério Público aciona Justiça

Parceira do Focus, AtlasIntel repete 2020 e crava resultado das eleições nos EUA

O Brasil de olho na PPP das Escolas em SP: Um passo à frente ou um retrocesso?

Morre o médico cuja invenção simples e caseira salvou a vida de milhares de crianças no Ceará

Efeito pedagógico da disputa de Fortaleza: futebol e campanha política não se misturam

MAIS LIDAS DO DIA

Jaguar enfrenta críticas após reposicionamento de marca e lançamento de novo logotipo

Santander revisa para cima projeção do PIB do Brasil em 2025, impulsionado pela agropecuária

Ministro da Agricultura critica Carrefour por suspensão de carnes do Mercosul na França

Governo eleva bloqueio no Orçamento de 2024 para R$ 19,3 bilhões

Pesquisa revela intenções de compra dos brasileiros para a Black Friday

Estudantes com 650 pontos no Enem poderão receber bolsa para licenciatura com o programa “Pé-de-Meia”